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dc.contributor.advisor1Theophilo, Gabriela Alexandra Mitidieri Malta Cals-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5193575549662308pt_BR
dc.creatorNobre, Angélica Soares de Oliveira-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/pt_BR
dc.date.accessioned2019-09-04T17:39:47Z-
dc.date.available2019-08-23-
dc.date.available2019-09-04T17:39:47Z-
dc.date.issued2019-08-03-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10648-
dc.description.abstractThe present intervention project was thought from the classroom experience in the public school of the state school of São Paulo, in which I identified in the textbooks and in the school curriculum, the predominance of a Eurocentric and masculine narrative, which little values and addresses the theme of Women´s History or even a story that is not based uniquely on the vision of the “European white man”, considered as the universal subject and sole producer knowledge. Thus, this project aims to foster the development of critical thinking in students, as well as demonstrate the importance of valuing the diversity of historical subjects in narratives, focusing on women. The intervention should be accomplished through discussion and research, made by the students themselves about the ways in which different historical subjects are approached in textbooks, considering that it is with these materials that students have the most contact throughout their school day.pt_BR
dc.description.resumoO presente projeto de intervenção foi pensado a partir da experiência em sala de aula na escola pública da rede Estadual de Ensino de São Paulo, no qual identifiquei, nos livros didáticos e no currículo escolar, a predominância de uma narrativa eurocêntrica e masculina, que pouco valoriza e aborda a temática da História das Mulheres ou, mesmo, uma história que não seja alicerçada unicamente na visão do “homem branco europeu”, tido como sujeito universal e único produtor de conhecimento. Assim, esse projeto tem como objetivo propiciar o desenvolvimento de senso crítico nos alunos e alunas, bem como demonstrar a importância da valorização da diversidade de sujeitos históricos nas narrativas, tendo como foco as mulheres. A intervenção deverá ser realizada por meio de debate e investigação, feita pelos próprios estudantes, dos modos como os diferentes sujeitos históricos são abordados nos livros didáticos, considerando-se que são com esses materiais que os alunos mais possuem contato ao longo de sua jornada escolar.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentICH – Instituto de Ciências Humanaspt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectHistória culturapt_BR
dc.subjectHistória das mulherespt_BR
dc.subjectEnsino de históriapt_BR
dc.subjectLivro didáticopt_BR
dc.subjectCultural historypt_BR
dc.subjectWomen´s historypt_BR
dc.subjectHistory teachingpt_BR
dc.subjectTextbookpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIApt_BR
dc.titleA grande reviravolta da história e a história cultural: novos temas e grupos sociais na pesquisa em sala de aulapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Appears in Collections:Especialização em História e Cultura no Brasil Contemporâneo



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