https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10650
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
eliudedelimafelizindo.pdf | 319.23 kB | Adobe PDF | View/Open |
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Daibert, André Barcelos Damasceno | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/5979632653367405 | pt_BR |
dc.creator | Felizindo, Eliude de Lima | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/ | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2019-09-04T17:53:07Z | - |
dc.date.available | 2019-08-23 | - |
dc.date.available | 2019-09-04T17:53:07Z | - |
dc.date.issued | 2019-08-03 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10650 | - |
dc.description.abstract | To raise awareness among students and teachers of public schools about the importance of knowledge of assets for the preservation of Cultural Heritage. Conduct a reflexive dialogue about the relationship of belonging and the conservation of heritage. From an intervention through video presentation of images and testimonies of students who enjoyed the historical patrimony Escolastica Rosa, the first professional school in the country. This work will point out how this derogatory stage of national education is comprehensive and disrespects the historicity and property belonging to the people, to the point that a centennial, traditional and historically relevant, national artistic institution is considered as any building without the least social patrimony. A research based on studies on the importance of historical patrimony will certainly clarify points that should be elucidated about the situation of Escolástica Rosa. | pt_BR |
dc.description.resumo | Conscientizar alunos e professores de escolas públicas sobre a importância do conhecimento do bem patrimonial para a preservação do Patrimônio Histórico Cultural. Conduzir um diálogo reflexivo sobre a relação de pertencimento e a conservação do bem patrimonial. A partir de uma intervenção por meio de apresentação de vídeo de imagens e depoimentos de estudantes que usufruíram do patrimônio histórico, Escolástica Rosa, considerada primeira escola profissionalizante do país. Esse trabalho fará um apontamento sobre como esse estágio depreciativo da educação nacional é abrangente e desrespeita a historicidade e os bens pertencentes ao povo, a ponto de uma instituição de ensino centenário, tradicional e relevante em âmbito histórico, artístico nacional ser considerada como um edifício qualquer sem o menor valor pátrio social. Uma pesquisa fundamentada em estudos sobre a importância do patrimônio Histórico certamente esclarecerá pontos que devem ser elucidados sobre a situação da Escolástica Rosa. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | ICH – Instituto de Ciências Humanas | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFJF | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Patrimônio histórico | pt_BR |
dc.subject | Pertencimento | pt_BR |
dc.subject | Preservação | pt_BR |
dc.subject | Escolástica Rosa | pt_BR |
dc.subject | Historical heritage | pt_BR |
dc.subject | Belonging | pt_BR |
dc.subject | Preservation | pt_BR |
dc.subject | Escolástica Rosa | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA | pt_BR |
dc.title | Escolástica Rosa – esse patrimônio é nosso! | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
Appears in Collections: | Especialização em História e Cultura no Brasil Contemporâneo |
This item is licensed under a Creative Commons License