https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10659| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| isabelamathiaspereira.pdf | 432.82 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir  | 
| Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso | 
| Título: | Multiletramentos: utilizando smartphones para práticas de leitura de textos multimodais em sala de aula | 
| Autor(es): | Pereira, Isabela Mathias | 
| Primeiro Orientador: | Teixeira, Beatriz de Basto | 
| Co-orientador: | Barros, Juliana de Carvalho | 
| Resumo: | Com a “invasão” das novas tecnologias no cotidiano dos alunos, dentro e fora do ambiente escolar, torna-se urgente que façamos uma reflexão para descobrirmos meios de transformarmos aparelhos tecnológicos, que são usados somente para atividades socioculturais dos discentes, em ferramentas e recursos para atividades pedagógicas e práticas de sala de aula. Assim, o presente trabalho visa a apresentar algumas atividades de leitura e produção de textos utilizando o smartphone como ferramenta de ensino e aprendizagem em sala de aula, permitindo que os alunos possam ter acesso a atividades interativas e colaborativas, interpretando e construindo textos multimodais a partir de atividades específicas de estratégias de leitura. A ideia é trabalhar com base nas concepções de estratégias de leitura trazidas por Solé (1998) e no conceito de multiletramentos apresentado por Rojo e Moura (2012).Desse modo, espera-se levar os alunos a construírem suas próprias conclusões a respeito da necessidade de se apropriarem, de maneira crítica, das variadas formas de se comunicarem e de transmitirem suas ideias. | 
| Abstract: | - | 
| Palavras-chave: | Smartphone Leitura Multiletramentos  | 
| CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | 
| Idioma: | por | 
| País: | Brasil | 
| Editor: | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) | 
| Sigla da Instituição: | UFJF | 
| Departamento: | Faculdade de Educação | 
| Tipo de Acesso: | Acesso Aberto | 
| Licenças Creative Commons: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | 
| URI: | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10659 | 
| Data do documento: | 13-Abr-2019 | 
| Aparece nas coleções: | Tecnologias da Informação e Comunicação no Ensino Básico | 
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons
    
    
		
					