https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10682| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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| Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso | 
| Título: | As tecnologias da informação e comunicação no ensino básico: um recorte para o uso do jogo Pokémon GO | 
| Autor(es): | Pereira, Juliana Aparecida Bibiano Vieira | 
| Primeiro Orientador: | Oliveira, Rita de Cássia | 
| Co-orientador: | Brigatte, Ana Maria | 
| Membro da banca: | Pereira, Álvaro Dyogo | 
| Resumo: | As Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC’s) podem ser consideradas como uma ferramenta interessante e lúdica para o ensino na educação básica. Na atualidade, estão disponíveis para que o aluno possa se apropriar e produzir conhecimento em sala de aula. Quando inseridas nos processos de ensino e de aprendizagem, as TIC’s podem contribuir trazendo maior aproximação com as tecnologias e informações digitais do período atual, o que é relevante para a formulação de Planos de Aula que considerem as culturas dos indivíduos no tempo presente. Este reconhecimento das TIC’s como meio para aprimorar o ensino tem implicações nos processos de fundamentação teórico-metodológica dos planos de aula. Neste contexto, o uso de jogos e aplicativos para celular emerge como uma possibilidade de inúmeros aprendizados porque têm relação direta com a vivência dos alunos. Porém há também desafios. É sabido que crianças e adolescentes têm um contato cada vez maior e mais precoce com as tecnologias de informação, o que deve ser considerado como ponto de partida para a elaboração de atividades. Mas ainda há um distanciamento entre os conhecimentos sobre tais ferramentas e sobre como usá-las nos processos de ensino e de aprendizagem vivenciado nas salas de aulas brasileiras. Há que se repensar as práticas educativas, uma vez que tais práticas podem melhorar o ensino e tornar mais prazerosas as aprendizagens. Neste contexto, o presente Plano de Aula traz como objetivo ensinar os conteúdos geográficos referentes à Cartografia, tendo no jogo Pokémon GO o recurso metodológico para o processo de ensino-aprendizagem. As fundamentações teórico-metodológicas que embasam tal prerrogativa vão de encontro com as normatizações da Base Nacional Comum Curricular (2018) e representam um ganho em termo de práticas possíveis de serem inseridas nas salas de aulas. | 
| Abstract: | - | 
| Palavras-chave: | Ensino de geografia Cartografia Jogos na sala de aula Aplicativos de celular Pokémon GO  | 
| CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | 
| Idioma: | por | 
| País: | Brasil | 
| Editor: | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) | 
| Sigla da Instituição: | UFJF | 
| Departamento: | Faculdade de Educação | 
| Tipo de Acesso: | Acesso Aberto Attribution-NonCommercial 3.0 Brazil  | 
| Licenças Creative Commons: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/ | 
| URI: | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10682 | 
| Data do documento: | 27-Abr-2019 | 
| Aparece nas coleções: | Tecnologias da Informação e Comunicação no Ensino Básico | 
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