https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10683| File | Description | Size | Format | |
|---|---|---|---|---|
| julianalucianadasilva.pdf | 785.98 kB | Adobe PDF | ![]() View/Open  | 
| Type: | Trabalho de Conclusão de Curso | 
| Title: | Tecnologias de informação digital e comunicação na educação infantil: o uso do tablet na pré-escola para desenvolvimento das aprendizagens | 
| Author: | Silva, Juliana Luciana da | 
| First Advisor: | Oliveira, Rita de Cássia | 
| Referee Member: | Pereira, Álvaro Dyogo | 
| Resumo: | O presente trabalho tem por objetivo o desenvolvimento de um plano de aula para a Educação Infantil, na fase da pré-escola. Usar-se-á o tablet com acesso à internet como instrumento tecnológico metodológico. Como primeira etapa da Educação Básica, a Educação Infantil apresenta como proposta educacional ampliar os conhecimentos, experiências e habilidades. Tendo em vista o acesso das crianças às tecnologias atuais, a proposta é pautada na ideia de que estas experiências possam contribuir para aprimorar a educação num sentido mais amplo. No que se refere à educação escolar, destaca-se a realização de uma proposta pautada nos objetivos de aprendizagens e desenvolvimentos que estruturam a Base Nacional Comum Curricular. As atividades serão formuladas a partir do estímulo ao conhecimento dos alunos sobre as frutas, objetivando uma alimentação mais saudável. Esse plano contempla um percurso com três atividades. Elas envolvem o recurso audiovisual, as experiências sensoriais e a sondagem das aprendizagens no processo de alfabetização, que ocorrem através de escrita espontânea, e no aplicativo educacional Formar Palavras – Alfabetização. Entende-se a pertinência deste plano no que se refere à construção e apropriação de conhecimentos por meio de suas ações e interações. Espera-se que as atividades contribuam com a educação escolar no que se refere à alimentação e à transformação de comportamento sobre este tema de forma consciente e responsável. Acerca das metodologias de ensino, pretende-se que elas estimulem a participação de forma mais efetiva, contribuam com a avaliação das aprendizagens alcançadas pelos diferentes sujeitos e que as experiências sejam partilhadas com o corpo docente. Neste processo, os resultados podem contribuir com o aprimoramento das estratégias e ideias que culminem em ações que visem o desenvolvimento pleno de cada criança. | 
| Abstract: | - | 
| Keywords: | BNCC Alfabetização Avaliação Tecnologia  | 
| CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | 
| Language: | por | 
| Country: | Brasil | 
| Publisher: | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) | 
| Institution Initials: | UFJF | 
| Department: | Faculdade de Educação | 
| Access Type: | Acesso Aberto Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil  | 
| Creative Commons License: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | 
| URI: | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10683 | 
| Issue Date: | 27-Apr-2019 | 
| Appears in Collections: | Tecnologias da Informação e Comunicação no Ensino Básico | 
This item is licensed under a Creative Commons License
    
    
		
					