https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10683| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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| Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso | 
| Título: | Tecnologias de informação digital e comunicação na educação infantil: o uso do tablet na pré-escola para desenvolvimento das aprendizagens | 
| Autor(es): | Silva, Juliana Luciana da | 
| Primeiro Orientador: | Oliveira, Rita de Cássia | 
| Membro da banca: | Pereira, Álvaro Dyogo | 
| Resumo: | O presente trabalho tem por objetivo o desenvolvimento de um plano de aula para a Educação Infantil, na fase da pré-escola. Usar-se-á o tablet com acesso à internet como instrumento tecnológico metodológico. Como primeira etapa da Educação Básica, a Educação Infantil apresenta como proposta educacional ampliar os conhecimentos, experiências e habilidades. Tendo em vista o acesso das crianças às tecnologias atuais, a proposta é pautada na ideia de que estas experiências possam contribuir para aprimorar a educação num sentido mais amplo. No que se refere à educação escolar, destaca-se a realização de uma proposta pautada nos objetivos de aprendizagens e desenvolvimentos que estruturam a Base Nacional Comum Curricular. As atividades serão formuladas a partir do estímulo ao conhecimento dos alunos sobre as frutas, objetivando uma alimentação mais saudável. Esse plano contempla um percurso com três atividades. Elas envolvem o recurso audiovisual, as experiências sensoriais e a sondagem das aprendizagens no processo de alfabetização, que ocorrem através de escrita espontânea, e no aplicativo educacional Formar Palavras – Alfabetização. Entende-se a pertinência deste plano no que se refere à construção e apropriação de conhecimentos por meio de suas ações e interações. Espera-se que as atividades contribuam com a educação escolar no que se refere à alimentação e à transformação de comportamento sobre este tema de forma consciente e responsável. Acerca das metodologias de ensino, pretende-se que elas estimulem a participação de forma mais efetiva, contribuam com a avaliação das aprendizagens alcançadas pelos diferentes sujeitos e que as experiências sejam partilhadas com o corpo docente. Neste processo, os resultados podem contribuir com o aprimoramento das estratégias e ideias que culminem em ações que visem o desenvolvimento pleno de cada criança. | 
| Abstract: | - | 
| Palavras-chave: | BNCC Alfabetização Avaliação Tecnologia  | 
| CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | 
| Idioma: | por | 
| País: | Brasil | 
| Editor: | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) | 
| Sigla da Instituição: | UFJF | 
| Departamento: | Faculdade de Educação | 
| Tipo de Acesso: | Acesso Aberto Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil  | 
| Licenças Creative Commons: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | 
| URI: | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10683 | 
| Data do documento: | 27-Abr-2019 | 
| Aparece nas coleções: | Tecnologias da Informação e Comunicação no Ensino Básico | 
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