https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10689| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| lanypereiradasilva.pdf | 381.87 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir  | 
| Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso | 
| Título: | O uso das tecnologias digitais na educação inclusiva | 
| Autor(es): | Silva, Lany Pereira da | 
| Primeiro Orientador: | Oliveira, Rita de Cássia | 
| Co-orientador: | Romero, Sheila Rigante | 
| Resumo: | O objetivo deste trabalho é o de propor um plano de aula, na disciplina língua portuguesa, que utilize tecnologia digital como ferramenta pedagógica. Esse plano foi elaborado tendo como público-alvo alunos com deficiência intlectual, em uma turma de 6º. ano, na escola Municipal Fausto Figueiredo de Oliveira. Postulam-se, aqui, como objetivos específicos os caminhos que precisam ser traçados para que os alunos com deficiência intelectual sejam incluídos, integralmente, no espaço escolar e sugere-se, para isso, o envolvimento e parceria com as famílias dos alunos com deficiência; a formação permanente e continuada dos professores; a inclusão como princípio da escola previsto no projeto político pedagógico e o uso da tecnologia no espaço educacional. Este plano de aula tem como aporte teórico algumas ideias de Vygotsky, visto que esse autor discute a necessidade de os educandos aprenderem a partir de uma mediação pedagógica; de Mantoan que há tempos vem discutindo acerca da necessidade de uma escola comum com perspectiva de educação inclusiva e faz parte, também, dessa bibliografia, Moran (2012) e Demo (2013) que debatem sobre a necessidade urgente de as tecnologias serem usadas como instrumentos educacionais, nas escolas. As considerações finais do trabalho atestam que há muito a ser feito e discutido para que a inclusão escolar seja uma realidade plena na instituição de ensino. Um dos caminhos para que isso se efetive é o da implementação do PEI (plano educacional individual) dos educandos com deficiência, bem como de aulas planejadas que levem em consideração as potencialidades e dificuldades dos educandos. E, acima de tudo, fazer uso da tecnologia digital, visto que essa se constitui em uma imprescindível aliada educacional. | 
| Abstract: | - | 
| Palavras-chave: | Tecnologia digital Educação inclusiva Prática pedagógica Plano de aula  | 
| CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | 
| Idioma: | por | 
| País: | Brasil | 
| Editor: | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) | 
| Sigla da Instituição: | UFJF | 
| Departamento: | Faculdade de Educação | 
| Tipo de Acesso: | Acesso Aberto Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil  | 
| Licenças Creative Commons: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | 
| URI: | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10689 | 
| Data do documento: | 13-Abr-2019 | 
| Aparece nas coleções: | Tecnologias da Informação e Comunicação no Ensino Básico | 
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons
    
    
		
					