https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10702| Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| marcionemarciadossantosalvesmaria.pdf | 310.74 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
| Clase: | Trabalho de Conclusão de Curso |
| Título : | Smartphones em sala de aula: uma estratégia para a abordagem de matemática no ensino básico |
| Autor(es): | Maria, Marcione Márcia dos Santos Alves |
| Orientador: | Souza, Andréa Silveira de |
| Co-orientador: | Fontes, Roseli Detoni |
| Resumo: | As operações básicas da matemática constituem um dos conhecimentos fundamentais para a construção de raciocínios complexos. Segundo abordagens recentes, esse ensino encontra dificuldades na integração com as novas tecnologias, que já participam do cotidiano de grande parte dos brasileiros. Daí se infere a necessidade de metodologias contemporâneas que integrem a sala de aula a aparelhos comumente utilizados pelos estudantes. Para suprir essa demanda, este trabalho propõe o uso dos smartphones como ferramenta de ensino para o aprendizado das quatro operações basilares da matemática: adição, subtração, multiplicação e divisão. Foi proposta a utilização do smartphone para realizar uma atividade no aplicativo Math x Math, com o objetivo de facilitar a compreensão das operações básicas da matemática, de forma lúdica. Essa abordagem intenciona oferecer uma base aritmética mais consistente e adequada aos alunos considerando as suas realidades. Apresentamos a metodologia para o uso do aplicativo e seus graus de dificuldade para a realização do jogo. Para quantificar o impacto da metodologia proposta em sala de aula, foi orientado ao professor que realizasse avaliações quantitativas de desempenho escolar. Antes da atividade, propõe-se desenvolver um exercício diagnóstico inicial, contendo 04 desafios matemáticos. Após a realização da avaliação, sugerimos a realização de outro teste com desafios semelhantes, comparando assim os resultados a fim de mensurar a evolução dos alunos após a realização da atividade proposta. |
| Resumen : | - |
| Palabras clave : | Smartphones Jogos Matemática Math x Math Operações básicas |
| CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Editorial : | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) |
| Sigla de la Instituición: | UFJF |
| Departamento: | Faculdade de Educação |
| Clase de Acesso: | Acesso Aberto Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil |
| Licenças Creative Commons: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ |
| URI : | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10702 |
| Fecha de publicación : | 27-abr-2019 |
| Aparece en las colecciones: | Tecnologias da Informação e Comunicação no Ensino Básico |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons
