https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10703| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| marconescarvalhodeoliveira.pdf | 349.19 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir  | 
| Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso | 
| Título: | Smartphone: uma ferramenta para dinamizar o aprendizado de química orgânica no Ensino Médio | 
| Autor(es): | Oliveira, Marcones Carvalho de | 
| Primeiro Orientador: | Souza, Andréa Silveira de | 
| Co-orientador: | Fontes, Roseli Detoni | 
| Resumo: | Este trabalho visa propor uma aula adaptada aos recursos tecnológicos inovadores (DEMO, 2009, p.6) a alunos do terceiro ano de ensino médio para o tema Funções Orgânicas usando o aplicativo Funções Orgânicas em Química Orgânica – O teste, o qual deverá ser baixado nos aparelhos Smartphones dos alunos sob a orientação do professor. O aplicativo promove um estímulo ao estudo da Química através de um jogo de perguntas e respostas cujo foco é a estrutura química e a identificação de funções em níveis fácil, médio e difícil. A equipe vencedora será a que obtiver mais respostas certas em menos tempo. É necessário que a escola seja um ambiente preparador para o desenvolvimento social das pessoas. Sendo assim, além de aproximar o conhecimento científico da realidade tecnológica através de um software específico para a aula de Química, o cooperativismo será trabalhado nessa aula onde os estudantes serão separados em equipes e terão de responder às perguntas solicitadas. Ferramentas como WhatsApp e Facebook serão utilizadas para orientar os alunos e promover comentário sobre o jogo e o modelo de aula. Entretanto, não será necessário que todos tenham um Smartphone, dada à heterogeneidade econômica de uma sala de aula, motivo pelo qual esta será dividida em grupo e um dos integrantes poderá responsabilizar-se pelos comentários. Vale também salientar que o jogo é aberto e gratuito o que permite o acesso a qualquer pessoa. Sendo assim, o estudante pode jogar quantas vezes quiser desafiando a si próprio, adquirindo e praticando os conhecimentos de Química Orgânica. | 
| Abstract: | - | 
| Palavras-chave: | Tecnologia Química orgânica Ensino médio Smartphone  | 
| CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | 
| Idioma: | por | 
| País: | Brasil | 
| Editor: | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) | 
| Sigla da Instituição: | UFJF | 
| Departamento: | Faculdade de Educação | 
| Tipo de Acesso: | Acesso Aberto Attribution-ShareAlike 3.0 Brazil  | 
| Licenças Creative Commons: | http://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/ | 
| URI: | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10703 | 
| Data do documento: | 18-Mai-2019 | 
| Aparece nas coleções: | Tecnologias da Informação e Comunicação no Ensino Básico | 
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons
    
    
		
					