https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10724| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| vasconcelosoliveirasilvajunior.pdf | 309.74 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
| Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
| Título: | Sala de informática como espaço de aprendizado: uso das TIC na disciplina de biologia |
| Autor(es): | Silva Júnior, Vasconcelos Oliveira |
| Primeiro Orientador: | Belcavello, Maria Paula Pinto dos Santos |
| Co-orientador: | Vasconcelos, Marcelo |
| Resumo: | A inserção das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) nas escolas é uma realidade que faz parte do cenário educativo. E neste plano de aula, as TIC serão utilizadas como ferramentas pedagógicas que irão nortear o professor de Biologia, para tentar agregar e melhorar o ensino-aprendizado. As escolas já estão se informatizando, cabe aos professores a capacitação para conseguir aplicar essas tecnologias para que os alunos tenham acesso e saibam utilizá-las. Assim, os recursos utilizados serão as tecnologias existentes na escola, como: projetores, televisores e computadores do laboratório de informática. O professor irá preparar três etapas essenciais: criação de e-mails com os alunos; envio do material para os alunos, prazo para a leitura, discussão, mesa redonda e, por último, a avaliação. Este plano será realizado com duas turmas, do turno matutino, do 2.º ano do Ensino Médio, em uma escola da Rede Pública Estadual de Ensino de Minas Gerais. A metodologia para a realização do trabalho foi baseada na “sala de aula invertida”. O objetivo deste plano de aula é analisar a importância do uso dos computadores no aprendizado do ensino de Biologia, utilizando aplicativos e vídeos para trabalhar a autonomia dos alunos. A avaliação consistirá em comparar o desenvolvimento dos alunos entre o 1.º e 2.º bimestre. Espera-se alcançar um percentual significativo no melhoramento do ensino-aprendizado e, com isso, uma diminuição da evasão escolar. Para tanto, precisamos nos perguntar, como fizeram os estudiosos Thierry Karsenti, Stéphane Villeneuve e Carole Raby (2008): Os professores estão capacitados para integrar as TIC no contexto escolar?. |
| Abstract: | - |
| Palavras-chave: | TIC Biologia |
| CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Editor: | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) |
| Sigla da Instituição: | UFJF |
| Departamento: | Faculdade de Educação |
| Tipo de Acesso: | Acesso Aberto Attribution 3.0 Brazil |
| Licenças Creative Commons: | http://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/ |
| URI: | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10724 |
| Data do documento: | 27-Abr-2019 |
| Aparece nas coleções: | Tecnologias da Informação e Comunicação no Ensino Básico |
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons
