https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10738| Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
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| adrianaaparecidapires.pdf | 656.49 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
| Clase: | Trabalho de Conclusão de Curso |
| Título : | Ensinando ‘conjuntos numéricos’ numa turma de 8º ano – o caso João |
| Autor(es): | Pires, Adriana Aparecida |
| Orientador: | Vianna, Márcia Marin |
| Miembros Examinadores: | Antunes, Katiuscia Cristina Vargas |
| Miembros Examinadores: | Martins, Gabriel Pigozzo Tanus Cherp |
| Resumo: | Ensinar Matemática para alunos com necessidades educacionais especiais, seja por deficiência, altas habilidades ou qualquer quadro “atípico”, em sala de ensino comum é um grande desafio para muitos professores, pois faltam preparo e informação. Compreendendo que uma escola democrática precisa ser pensada como aquela que oferece ensino de qualidade para todos, qualidade que pressupõe a organização de propostas pedagógicas eficazes, diretamente relacionadas às necessidades dos alunos, contemplando os diversos níveis de aprendizagem e diversidade. Diante disso, neste trabalho, procuro não somente dar ênfase ao ensino para estudantes com deficiências em sala de ensino comum, mas também identificar, analisar e discutir a construção do conhecimento matemático especificamente relacionada a um aluno. A proposta de intervenção se constituiu da aplicação de um jogo: o “Jogo números reais”, numa turma de 8º ano, como recurso de ensino para construção de conceitos matemáticos relacionados ao conteúdo de “conjuntos numéricos”, nesse contexto verificou-se como o estudante em questão se apropriou dos conhecimentos matemáticos. A escolha pela aplicação de um jogo se justifica por acreditar que a criança e o adolescente que brincam e jogam, desenvolvem suas capacidades de questionar, buscar soluções, avaliar atitudes, resolver situações problemas com mais facilidade, além de desenvolver funções psicossociais, afetivas e intelectuais. O jogo também amplia a imaginação, contribuindo para a formação da abstração. A prática foi realizada buscando oferecer, aos estudantes da turma, possibilidades de trabalho com os conteúdos matemáticos, utilizando o jogo como estratégia de ensino. Após a aplicação dessa intervenção, verificou-se que tal atividade contribuiu para motivar os alunos à aprendizagem do conteúdo matemático, favorecendo o desenvolvimento do raciocínio lógico e da capacidade de resolver problemas, além de estimular o pensamento independente, a criatividade, a concentração, atenção, comunicação e a sociabilidade. O uso do jogo despertou o interesse dos alunos, possibilitando a aquisição de conceito básico da Matemática, reforçando e fixando conteúdo previsto para esta etapa da Educação. Além disso, pude concluir que o aluno em questão, através da intervenção conseguiu utilizar o jogo como recurso para assimilação do conteúdo estudado, melhorando seu desempenho e desenvolvendo sua capacidade cognitiva e perceptiva. |
| Resumen : | - |
| Palabras clave : | Inclusão escolar Ensino da Matemática Jogo como recurso |
| CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Editorial : | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) |
| Sigla de la Instituición: | UFJF |
| Departamento: | Faculdade de Educação |
| Clase de Acesso: | Acesso Aberto |
| Licenças Creative Commons: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
| URI : | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10738 |
| Fecha de publicación : | 25-may-2019 |
| Aparece en las colecciones: | Especialização em Educação Inclusiva em Contextos Escolares |
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