https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10740| Clase: | Trabalho de Conclusão de Curso |
| Título : | A inclusão do aluno surdo: relações e funções estabelecidas pelo educador e intérprete de libras |
| Autor(es): | Resende, Camila Takenaka de |
| Orientador: | Mendes, Rodrigo Geraldo |
| Miembros Examinadores: | Santos, Núbia Aparecida Schaper |
| Miembros Examinadores: | Jesus, Alan Willian de |
| Resumo: | Este trabalho tem como pressuposto contribuir para uma melhor atuação dos profissionais que trabalham com alunos surdos visando uma educação inclusiva de qualidade. Assim, realizamos uma reflexão a respeito da educação inclusiva por meio do papel dos diferentes sujeitos envolvidos no ato educativo. Com o intuito de verificar como acontece a inclusão dos alunos foi apresentado embasamentos teóricos por meio de um histórico das políticas públicas de inclusão na área da surdez, das leis vigentes e de documentos cedidos pela Prefeitura de Belo Horizonte (PBH). Com o objetivo de investigar a realidade da inclusão de alunos surdos na PBH realizou-se entrevistas com docentes e intérpretes e a partir do exposto foi proposto uma intervenção na escola. Como proposta de intervenção foi realizada uma reunião com o grupo de professores, intérpretes e instrutores para discussão e apresentação de um “Caderno informativo para profissionais que atuam com estudantes surdos” que foi elaborado a partir das análises das entrevistas com a finalidade de socializar as principais informações acerca das funções, papéis e atribuições dos profissionais que atuam com o estudante surdo. |
| Resumen : | - |
| Palabras clave : | Intérprete de Libras Educação inclusiva Surdez |
| CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Editorial : | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) |
| Sigla de la Instituición: | UFJF |
| Departamento: | Faculdade de Educação |
| Clase de Acesso: | Acesso Embargado Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil |
| Licenças Creative Commons: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
| URI : | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10740 |
| Fecha de publicación : | 25-may-2019 |
| Aparece en las colecciones: | Especialização em Educação Inclusiva em Contextos Escolares |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons