https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10764| Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| deizeanemariacarloscupertinobarbosaruffato.pdf | 1.01 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
| Clase: | Trabalho de Conclusão de Curso |
| Título : | O planejamento do professor: incluindo alunos com necessidades educacionais especiais no ensino fundamental |
| Autor(es): | Ruffato, Deizeane Maria Carlos Cupertino Barbosa |
| Orientador: | Martins, Elita Betania de Andrade |
| Co-orientador: | Jesus, Alan Willian de |
| Miembros Examinadores: | Mendes, Rodrigo Geraldo |
| Resumo: | O presente estudo busca refletir sobre o planejamento do professor e a sua importância na inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais na sala de aula. Este projeto se propõe a responder a seguinte questão: Como as formas de planejamento das aulas podem contribuir para a educação de alunos com deficiência e/ou necessidades educacionais especiais? Para responder a esta questão, apresento como objetivos: pesquisar autores que discutem sobre planejamento do professor e concepções de aprendizagem, analisar o planejamento do professor nas aulas de Português, Matemática e Ciências e as suas intervenções para alunos com deficiência e/ou necessidades educacionais especiais, definir a importância do planejamento, ensino e aprendizagem significativa. Este estudo se baseia metodologicamente numa revisão bibliográfica, além de observações em sala de aula, aplicação de um questionário e intervenções pedagógicas junto ao aluno com necessidades educacionais especiais. A pesquisa foi realizada em uma escola da rede pública municipal, da cidade de Juiz de Fora (MG). Destaco ser um grande desafio para o corpo docente, a inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais nas salas de aula. Pelas observações, o currículo escolar, ainda não está adaptado para atender a todas as crianças. Ressalto ainda, a necessidade de o professor considerar cada criança, levando em consideração suas especificidades e o seu tempo de aprender. |
| Resumen : | - |
| Palabras clave : | Planejamento Inclusão Pessoa com deficiência Professor |
| CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Editorial : | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) |
| Sigla de la Instituición: | UFJF |
| Departamento: | Faculdade de Educação |
| Clase de Acesso: | Acesso Aberto |
| Licenças Creative Commons: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
| URI : | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10764 |
| Fecha de publicación : | 25-may-2019 |
| Aparece en las colecciones: | Especialização em Educação Inclusiva em Contextos Escolares |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons
