https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10773| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| cintiaalcantaradearaujo.pdf | 1.19 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
| Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
| Título: | Reestruturação da educação através do ensino híbrido: sala de aula invertida e rotação por estações como estratégia pedagógica no ensino fundamental |
| Autor(es): | Araújo, Cíntia Alcantara de |
| Primeiro Orientador: | Machado, Carla Silva |
| Membro da banca: | Costa, Amanda Cristina Bastos |
| Resumo: | Este trabalho tem como objetivo apresentar possibilidades que abordam Metodologias Ativas, o Ensino Híbrido e dois de seus modelos: Rotação por Estações e Sala de Aula Invertida, no ensino fundamental de uma escola pública, além de apresentar aos docentes possibilidades para planejar e inovar suas experiências com ensino híbrido em qualquer disciplina. O tema abordado sugere substituir e inovar o ensino em caráter mundial, devido à combinação da aprendizagem on-line e off-line, e também por nos apresentar estratégias que favorecem a personalização do ensino, autonomia, capacitação crítica e reflexiva dos estudantes, características estas de aspectos extremante relevante nos dias de hoje. A metodologia abordada consistiu na coleta da literatura atual, com as definições, experiências e sugestões de sites para aprofundamento dos dois modelos de ensino híbrido, para que o leitor possa conhecer este relevante tema, caso decida por uma possível implementação destas modalidades. Como resultado, a pesquisa oferece um plano de aula de língua portuguesa com possibilidade de adequação em outros temas e em outras disciplinas, com base nos dois modelos, visto que os processos de ensino e aprendizagem tradicionais não condizem com a realidade do mundo contemporâneo, tão pouco ao perfil do aluno do século XXI denominados nativos digitais, então aborda o surgimento do ensino híbrido, modalidade de ensino que mescla ensino presencial (tradicional) e ensino on-line (e-learning) como grande potencial de atendimento a demanda atual, ressaltando a importância em reestruturar o ensino tradicional através de metodologias ativas que atendam à demanda atual. |
| Abstract: | - |
| Palavras-chave: | Ensino híbrido Rotação por estações Sala de aula invertida |
| CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Editor: | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) |
| Sigla da Instituição: | UFJF |
| Departamento: | Faculdade de Educação |
| Tipo de Acesso: | Acesso Aberto Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil |
| Licenças Creative Commons: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
| URI: | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10773 |
| Data do documento: | 27-Abr-2019 |
| Aparece nas coleções: | Tecnologias da Informação e Comunicação no Ensino Básico |
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons
