https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10785
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
eliveltoaparecidoguimaraes.pdf | 212.76 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | O quadrilátero ferrífero apreendido de forma ativa |
Autor(es): | Guimarães, Elivelto Aparecido |
Primeiro Orientador: | Teixeira, Beatriz de Basto |
Co-orientador: | Barros, Juliana de Carvalho |
Resumo: | Um dos grandes desafios da educação escolar sempre foi a aprendizagem, objetivo principal da permanência de cada estudante nas instituições educacionais, questão ainda mais premente nos nossos dias. Um dos vários caminhos é tentar aproximar a escola da vida cotidiana deste estudante que hoje está muito afeito à presença quase que ubíqua das chamadas tecnologias de informação e comunicação. Nesta tentativa de aproximação destes dois universos é que a proposta de aula aqui descrita se debruçou sobre o tema “o Quadrilátero Ferrífero”, podendo ser trabalhada de forma interdisciplinar e utilizando a linha da inovação sustentada, juntando novas metodologias, como a da aula invertida e laboratório rotacional, contando com a inserção das TICs, especialmente o YouTube associado a metodologias mais tradicionais como aulas expositivo-dialogadas, incluindo até mesmo um trabalho de campo. Este plano de aula traz inúmeras possibilidades, adaptando-se às várias realidades das escolas brasileiras. Importante dizer que as metodologias ativas procuram dar maior protagonismo aos educandos, buscando motivá-los a participarem de todo o processo, tornando-se corresponsáveis por sua aprendizagem. Nesse sentido, o comprometimento das partes, especialmente do professor, é fundamental para consecução do objetivo fundamental da educação escolar que é a aprendizagem. |
Abstract: | - |
Palavras-chave: | Aprendizagem quadrilátero ferrífero Inovação sustentada TICs YouTube Trabalho de campo Metodologias ativas |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) |
Sigla da Instituição: | UFJF |
Departamento: | Faculdade de Educação |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
Licenças Creative Commons: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10785 |
Data do documento: | 18-Mai-2019 |
Aparece nas coleções: | Tecnologias da Informação e Comunicação no Ensino Básico |
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons