https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10795| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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| Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
| Título: | O desenvolvimento da produção escrita de alunos com deficiência intelectual na educação de jovens e adultos |
| Autor(es): | Rossato, Estela Garcia da Silveira |
| Primeiro Orientador: | Martins, Elita Betania de Andrade |
| Co-orientador: | Jesus, Alan Willian de |
| Resumo: | Este trabalho visa subsidiar o professor generalista com informações teóricas sobre a deficiência intelectual e estratégias pedagógicas que o auxiliem a incluir alunos com deficiência intelectual na sala de aula regular de Educação de Jovens e Adultos (EJA). Para isso, propõe-se a conhecer as características da deficiência intelectual; investigar recursos de desenho universal que favoreçam a aprendizagem de produção textual por alunos com deficiência intelectual; provocar mudança de atitude para que a inclusão escolar se concretize e favorecer oportunidades para que o professor reflita sobre a sua prática, troque experiências, ensine e aprenda com o outro. Neste trabalho, fizemos uma pesquisa bibliográfica de caráter exploratório com vistas a fazer a partir desses levantamentos, a produção de uma proposta de intervenção para o aprimoramento da competência escritora de uma aluna de EJA matriculada no Ensino Fundamental – Anos finais. Pretende-se defender a ideia, como afirma Antunes (2012), de que com adaptações curriculares e trabalho colaborativo é possível criar condições para que a aluna com deficiência intelectual se aproprie de saberes escolares referentes à produção de texto. Para isso, considerar-se-á o conceito de zona proximal do desenvolvimento de Vygotsky (2002), em que se parte do conteúdo que a aluna já conhece e propõem desafios plausíveis de serem atingidos pela estudante mediante o auxílio do professor. As análises das produções textuais da aluna permitiram constatar que, com o adequado apoio educacional, estratégias de ensino diferenciadas e uma postura de engajamento e respeito às potencialidades da discente é possível favorecer a aprendizagem da competência escritora de alunos com deficiência intelectual |
| Abstract: | - |
| Palavras-chave: | Deficiência intelectual Produção textual Zona proximal de desenvolvimento Desenho universal de aprendizagem |
| CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Editor: | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) |
| Sigla da Instituição: | UFJF |
| Departamento: | Faculdade de Educação |
| Tipo de Acesso: | Acesso Aberto Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil |
| Licenças Creative Commons: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
| URI: | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10795 |
| Data do documento: | 25-Mai-2019 |
| Aparece nas coleções: | Especialização em Educação Inclusiva em Contextos Escolares |
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