https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10814| File | Description | Size | Format | |
|---|---|---|---|---|
| marilenecorreadacosta.pdf | 794.17 kB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
| DC Field | Value | Language |
|---|---|---|
| dc.contributor.advisor1 | Sampaio, Thais Fernandes | - |
| dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/ | pt_BR |
| dc.contributor.referee1 | Balduti, Camila Faria | - |
| dc.creator | Costa, Marilene Corrêa da | - |
| dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/ | pt_BR |
| dc.date.accessioned | 2019-09-24T11:34:37Z | - |
| dc.date.available | 2019-09-13 | - |
| dc.date.available | 2019-09-24T11:34:37Z | - |
| dc.date.issued | 2019-04-27 | - |
| dc.identifier.uri | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10814 | - |
| dc.description.abstract | - | pt_BR |
| dc.description.resumo | O presente Plano sugere o uso do computador no processo de desenvolvimento da leitura e da escrita da Educação Infantil em alunos portadores da Síndrome do Espectro Autista. Apresenta como componente chave o uso do computador com programas, jogos e vídeos didáticos como instrumento metodológico no processo de alfabetização desses alunos, como método complementar ao tradicionalmente utilizado nas escolas. Além dos problemas cognitivos que podem dificultar o processo de alfabetização, de modo geral, alunos com espectro autista podem apresentar problemas em suas habilidades motoras, o que pode dificultar o traçado das letras. Assim, o computador pode ser um importante instrumento metodológico no processo de alfabetização, funcionando como suporte para as questões motoras dos alunos. A habilidade de comunicação e interação também é, via de regra, afetada na síndrome. Espera-se, portanto, que o plano de aula apresentado possa contribuir para o desenvolvimento da referida capacidade técnica de alfabetização e, ainda, facilite a interação desses alunos. | pt_BR |
| dc.language | por | pt_BR |
| dc.publisher | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) | pt_BR |
| dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
| dc.publisher.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
| dc.publisher.initials | UFJF | pt_BR |
| dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
| dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
| dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
| dc.subject | Alfabetização | pt_BR |
| dc.subject | Computador | pt_BR |
| dc.subject | Espectro autista | pt_BR |
| dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
| dc.title | O uso da tecnologia para os alunos com espectro autista | pt_BR |
| dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
| Appears in Collections: | Tecnologias da Informação e Comunicação no Ensino Básico | |
This item is licensed under a Creative Commons License
