https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10840
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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lucilenesantoslimavieira.pdf | 1.01 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Tipo: | Dissertação |
Título: | O tratamento excepcional de estudantes da graduação na Universidade Federal de Juiz de Fora: um estudo de caso |
Autor(es): | Vieira, Lucilene Santos Lima |
Primeiro Orientador: | Magaldi, Carolina Alves |
Membro da banca: | Antunes, Katiuscia Cristina Vargas |
Membro da banca: | Moreira, Luciana Verônica Silva |
Resumo: | Esta dissertação foi desenvolvida no Programa de Mestrado Profissional em Gestão e Avaliação da Educação Pública do Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Trata-se do estudo de um caso de gestão: o tratamento excepcional na UFJF. Este é um atendimento aos estudantes, estabelecido pelo Regulamento Acadêmico da Graduação (RAG), aplicado quando os mesmos não conseguem cursar disciplinas teórico-práticas e estágios por motivos físicos e/ou psicológicos, os quais podem interferir na qualidade da aprendizagem. Para requerê-lo, o estudante abre um processo na coordenação do curso. Fez-se uma busca no Sistema Integrado de Gestão Acadêmica da UFJF, objetivando identificar quantos estudantes solicitaram tratamento excepcional nos cursos de graduação entre os anos 2016 e 2018. Entre os cursos com maior número de processos, no campus de Juiz de Fora, foram identificados os cursos de Enfermagem, Letras e Artes Design, os quais foram incluídos no presente estudo. Nesses cursos, somados, foram abertos 13 processos em 2016, 11 em 2017 e 22 em 2018. A seguinte questão orientou esta pesquisa: como vêm sendo conduzidos e como devem ser sistematizados os processos de tratamento excepcional na UFJF? Objetivou-se identificar e analisar como vêm sendo conduzidos e como podem ser sistematizados os processos de tratamento excepcional na UFJF. Especificamente, descrever o conteúdo dos processos abertos nas coordenações dos cursos e documentos de abrangência nacional e local que respaldam o tratamento excepcional e acompanhamento psicopedagógico; identificar e analisar as facilidades e fragilidades no tratamento excepcional aos estudantes da UFJF; propor medidas saneadoras para as possíveis fragilidades identificadas no atendimento ao tratamento excepcional. Os resultados do estudo puderam ser agrupados em três categorias de análise: Percepção dos participantes acerca da prática do tratamento excepcional na Universidade Federal de Juiz de Fora; Fragilidades em relação ao atendimento do tratamento excepcional e Sugestões dos participantes para melhoria do atendimento ao tratamento excepcional. Na primeira, identificou-se que há falta de conhecimento tanto de professores e técnicos-administrativos quanto de estudantes acerca do direito ao tratamento excepcional, ausência de padronização de condutas no atendimento aos estudantes e de efetividade. Na segunda categoria, citam-se as seguintes fragilidades: incredulidade por parte de docentes na situação de saúde do discente; burocracia; despreparo dos servidores; preconceito e descaso. As sugestões incluem ações de divulgação do direito ao tratamento excepcional, promoção do acolhimento e acompanhamento sistemático de estudantes nesse atendimento, em setor que possa gerenciar essas solicitações, além de atualização do RAG no que diz respeito ao fluxo de atendimento dos casos de tratamento excepcional. Para melhoria do tratamento excepcional propôs-se uma alteração do capítulo X do RAG com apresentação de um novo fluxograma que dê maior agilidade e efetividade ao processo e ampliação dos canais de informações sobre o direito ao tratamento excepcional para estudantes da graduação, professores, técnicos-administrativos e coordenadores de curso. Espera-se, com a realização desta pesquisa, contribuir para a sistematização dos processos de tratamento excepcional na UFJF visando à melhoria do encaminhamento e resolução de processos abertos por estudantes para o tratamento excepcional. |
Abstract: | This dissertation was developed on the Management and Evaluation of Public Education Professional Master's Program of Policies and Education Evaluation Center of the Federal University of Juiz de Fora (UFJF). It is a study of a management case: the exceptional treatment on the UFJF. This is a student service, established by the Academic Regulation of Graduation (RAG), applied when they are unable to attend theoretical and practical subjects and stages because of physical and / or psychological reasons, which may interfere in the quality of learning. To request exceptional treatment, the student opens a process at course`s coordination. A search was made in the Integrated System of Academic Management of the UFJF, aiming to identify the number of students who requested exceptional treatment in the graduate courses between 2016 and 2018. Among the courses with the largest number of processes, in Juiz de Fora campus, Nursing, Letters and Bachelor of Arts and Design courses were identified, which were included in the present study. In these courses, 13 cases were opened in 2016, 11 in 2017 and 22 in 2018. The following question guided this research: how have been conducted and how should the processes of exceptional treatment in the UFJF be systematized? The objective was to identify and analyze how they have been conducted and how the exceptional treatment processes can be systematized in the UFJF. Specifically, to describe the content of the open processes in the scope of graduate courses` coordinations and national and local documents that support the exceptional treatment and psychopedagogical accompaniment; identify and analyze the facilities and weaknesses in the exceptional treatment of UFJF students; to propose remedial measures for the possible weaknesses which were identified with regard to the effectiveness of the exceptional treatment. The results of the study could be grouped into three categories of analysis: Perception of participants about the practice of exceptional treatment at the Federal University of Juiz de Fora; The fragilities in relation to the treatment of exceptional treatment and Participants' suggestions for improving the exceptional treatment. In the first one, it was identified that there is a lack of knowledge of teachers and students about the rights related to exceptional treatment, absence of standardization of behaviors in attending students and effectiveness. In the second category, they cite the following weaknesses: non-credibility by teachers about the actual health situation presented by the student; bureaucracy; unprepared servers; prejudice and negligence. The suggestions include actions to publicize the right to exceptional treatment, promotion of the reception and systematic follow-up of students in this care, in an area that can manage these requests of the students, in addition to updating the RAG regarding the flow of care in treatment exceptional cases. To improve the exceptional treatment it was proposed to amend chapter X of the RAG with the presentation of a new flow chart that gives greater agility and effectiveness to the process and expansion of information channels on the right to exceptional treatment for undergraduate students, professors, technical-administrative and course coordinators. It is hoped that this research will contribute to the systematization of the exceptional treatment processes in the UFJF aiming at improving the referral and resolution of processes opened by students for exceptional treatment. |
Palavras-chave: | Educação superior Assistência estudantil Tratamento excepcional Permanência no ensino superior Higher education Student assistance Exceptional treatment permanence in higher education |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) |
Sigla da Instituição: | UFJF |
Departamento: | Faculdade de Educação |
Programa: | Mestrado em Gestão e Avaliação em Educação Pública |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil |
Licenças Creative Commons: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10840 |
Data do documento: | 7-Ago-2019 |
Aparece nas coleções: | Mestrado em Gestão e Avaliação da Educação Pública (Dissertações) PROQUALI - Dissertações |
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