https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10877
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Jiordanaalvesdesouzalima.pdf | 156.44 kB | Adobe PDF | View/Open |
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Nobre, Luciane Aparecida | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/3349439805356437 | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co1 | Cardoso, Michelle Duarte Rios | - |
dc.contributor.advisor-co1Lattes | http://lattes.cnpq.br/ | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Martins, Gabriel Pigozzo Tanus Cherp | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/5253778782445993 | pt_BR |
dc.creator | lima, Jiordana Alves de Souza | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/9919680042476272 | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2019-09-24T14:24:48Z | - |
dc.date.available | 2019-09-24 | - |
dc.date.available | 2019-09-24T14:24:48Z | - |
dc.date.issued | 2019-05-25 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10877 | - |
dc.description.abstract | - | pt_BR |
dc.description.resumo | O presente trabalho de conclusão de curso se configura como um projeto de intervenção e traz como objetivo analisar as concepções docentes acerca da Educação Inclusiva, mais objetivamente sobre como se dá o processo de inclusão dos alunos com deficiência em sala de aula, bem como pensar estratégias de ensino que contemple uma educação voltada para todos, tendo como ponto de partida a seguinte questão: Como se dá a relação professor e a diversidade e como é feita a inclusão do aluno com deficiência na sala de aula? A pesquisa aconteceu em uma escola da rede municipal de uma cidade mineira, com um grupo de aproximadamente quinze profissionais escolares, dentre eles: professores, coordenador, diretor, demais profissionais e alunos, haja vista que a inclusão se faz com a participação de todos. Para concretização desse trabalho, o primeiro passo foi à aplicação de um questionário e o resultado analisado por mim e discutido com os quinze profissionais participantes da pesquisa, proporcionando compreensões acerca do processo de inclusão do aluno na sala de aula. Para fundamentar o trabalho foram utilizados autores que abordam a temática, como Mitler (2003), Chiarottino (1988), Drago (2010), Diez (2010), Mantoan (2003) e Paulo Freire (1995). A partir desse projeto foi possível concluir que os alunos entendem bem o ato de incluir e de dar ao outro as mesmas possibilidades, e na prática já a cumprem. Já em relação aos docentes percebi, de início, uma abstração de responsabilidades, uma teoria descontextualizada da prática, o que cria barreiras para que a educação inclusiva seja viabilizada. Acresce-se a isso, a falta de direcionamento no Projeto Político Pedagógico, haja vista que esse é fundamental para adaptação curricular, criando subsídios específicos para o atendimento do aluno com deficiência e ou dificuldade de aprendizagem. O resultado da pesquisa culminou numa abordagem a prática pedagógica que busca pensar na diversidade, abordando métodos e estratégias que tenham como objetivo contemplar a diferença e viabilizar as possibilidades para a apropriação e construção do conhecimento no espaço escolar | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFJF | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Educação inclusiva | pt_BR |
dc.subject | Estratégias de ensino | pt_BR |
dc.subject | Diversidade | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
dc.title | Repensando a prática pedagógica com um olhar inclusivo na escola | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
Appears in Collections: | Especialização em Educação Inclusiva em Contextos Escolares |
This item is licensed under a Creative Commons License