https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10882| File | Description | Size | Format | |
|---|---|---|---|---|
| joseliaparecidafernandes.pdf | 467.34 kB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
| Type: | Trabalho de Conclusão de Curso |
| Title: | Intervenção pedagógica em alunos com deficiência nos anos finais do ensino fundamental: 6º ao 9º ano |
| Author: | Fernandes, Joseli Aparecida |
| First Advisor: | Santiago, Mylene Cristina |
| Referee Member: | Almeida, Neil Franco Pereira de |
| Referee Member: | Castro, Sebastião Luiz Petronilho de |
| Resumo: | O presente projeto refere-se à Intervenção Pedagógica realizada com alunos com deficiência nos anos finais do Ensino Fundamental: 6º ao 9º ano, implementado na Escola Municipal Professora Maria Célia de Carvalho, no município de Três Corações, sul de Minas Gerais. A problemática que norteou esse trabalho parte do seguinte questionamento: os professores que atuam do 6º ao 9º ano estão promovendo uma inclusão que possibilite a participação e aprendizagem dos alunos com deficiência? Para realizar essa sondagem foram observados 03 alunos com deficiência que estão matriculados em turmas de 6º e 7º anos. Destaca-se, ainda, que esses alunos apresentam defasagem escolar, não estão alfabetizados, apresentam uma dificuldade exacerbada no raciocínio lógico matemático e interpretação de fatos corriqueiros do dia a dia, aliado a problemas familiares e sociais conflituosos. Desta maneira, objetivo geral desse projeto propõe compreender como ocorrem as intervenções pedagógicas com os estudantes com deficiência nos anos finais do Ensino Fundamental, inseridos em classes regulares, e como acontece o processo de ensino para esses alunos, por meio da articulação entre os professores regentes e a professora do Atendimento Educacional Especializado (AEE). Além das observações in loco nas salas de aula, promoveram-se horários de encontros com os professores regentes, avaliando o desenvolvimento do projeto embasado nos registros das observações, identificando as adaptações curriculares utilizadas no atendimento educacional especializado. Assim foi possível estabelecer e delimitar estratégias, recursos didáticos e materiais, bem como atitudes docentes mediadoras da aprendizagem |
| Abstract: | - |
| Keywords: | Inclusão em educação Deficiência Intervenção pedagógica |
| CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
| Language: | por |
| Country: | Brasil |
| Publisher: | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) |
| Institution Initials: | UFJF |
| Department: | Faculdade de Educação |
| Access Type: | Acesso Aberto Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil |
| Creative Commons License: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
| URI: | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10882 |
| Issue Date: | 25-May-2019 |
| Appears in Collections: | Especialização em Educação Inclusiva em Contextos Escolares |
This item is licensed under a Creative Commons License
