Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10910
Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
lilianreginaaraujodossantos.pdf1.19 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir
Clase: Dissertação
Título : Educação financeira escolar na EJA: discutindo a organização orçamentária e a gestão de pequenos negócios informais
Autor(es): Santos, Lilian Regina Araujo dos
Orientador: Rodrigues, Chang Kuo
Miembros Examinadores: Muniz Junior, Ivail
Miembros Examinadores: Escher, Marco Antonio
Resumo: A presente pesquisa, desenvolvida com alunos de uma turma de Educação de Jovens e Adultos de uma escola da rede estadual do Rio de Janeiro, localizada em uma comunidade da Zona Norte da cidade do Rio de Janeiro, propôs, por meio de quatro roteiros didáticos, o desenvolvimento de habilidades que lhes possibilitasse gerir ou implementar seu próprio negócio informal. Tal proposta foi baseada na Educação Financeira Escolar, de Silva e Powell (2013). O primeiro roteiro traz uma reflexão sobre a gestão do dinheiro, enfatizando a importância da utilização de uma planilha de custos como estratégia de organização financeira. O segundo apresenta uma ferramenta oriunda da Administração, que tem como função contribuir para o planejamento financeiro, não somente como forma de minimizar os gastos, mas como promotora da gestão consciente do dinheiro. O terceiro roteiro problematiza os processos de formação de preço dos produtos produzidos por eles. O quarto e último roteiro traz a apresentação de uma feira experimental de produtos, na qual ocorre a simulação da venda dos itens produzidos. Todos os roteiros trazem uma abordagem de tópicos relacionados ao consumismo e às práticas cotidianas de consumo. Buscamos, assim, enfatizar aos estudantes a necessidade de se saber identificar de forma objetiva suas necessidades e seus desejos, a fim de melhor controlá-los.
Resumen : The current research was developed with a group of young and older adults (EJA, in Portuguese) from a state public school in the state of Rio de Janeiro, precisely located in the North Zone of the city of Rio de Janeiro. The research proposed, through four didactic guidelines, the development of abilities in the students that would allow them to either manage or start their own informal business. The proposal was based on Silva and Powell’s (2013) School Financial Education. The first guideline intends to bring reflection about the topic of money management, emphasizing the importance of using a cost control spreadsheet as a strategy to financial organization. The second one presents a tool from the Administration field, which has the aim of contributing to financial planning not only as a way of minimize costs but also to foster a conscious money management. The third guideline questions the process of pricing the products they make. The fourth and last guideline presents an experimental product fair in which they simulate sales of their products. All the guidelines approach topics related to consumerism and daily practices of consumption. The research sought to emphasize the students’ needs and desires in an objective way in order to have more control over them.
Palabras clave : Educação matemática
Educação financeira escolar
Engenharia didática
Teoria das situações didáticas
Educação de Jovens e Adultos
Mathematical education
School financial education
Didactic engineering
Theory of didactic situations
Youth and Adult Education
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
Idioma: por
País: Brasil
Editorial : Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla de la Instituición: UFJF
Departamento: ICE – Instituto de Ciências Exatas
Programa: Programa de Pós-graduação em Educação Matemática
Clase de Acesso: Acesso Aberto
Attribution 3.0 Brazil
Licenças Creative Commons: http://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/
URI : https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10910
Fecha de publicación : 17-dic-2018
Aparece en las colecciones: Mestrado Profissional em Educação Matemática (Dissertações)



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons