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dc.contributor.advisor1David, Marcus Vinicius-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4721788A7pt_BR
dc.contributor.referee1Condé, Eduardo Antonio Salomão-
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4784127Y0pt_BR
dc.contributor.referee2Domingues Junior, Paulo Lourenço-
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/pt_BR
dc.creatorSucar, David Medeiros de Oliveira-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/pt_BR
dc.date.accessioned2019-09-24T17:30:00Z-
dc.date.available2019-09-19-
dc.date.available2019-09-24T17:30:00Z-
dc.date.issued2019-09-09-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10938-
dc.description.abstractThe present dissertation was developed within the scope of the Professional Master’s Degree in Education Management and Evaluation (PPGP), the Center for Public Policies and Education Evaluation of the Federal University of Juiz de Fora (CAEd/ UFJF). The management case studied discussed the main obstacles regarding the full implementation of the UFJF Archives System (SIARQ/ UFJF) in the administrative scope. The objective defined for this study was to analyse the effectiveness of file system implementation in the institution and propose actions that consolidate it. Chapter 1, look after with the description of the management case, with presentation of the evidence. In Chapter 2, we present the research methodology. It is assumed, as evidence-based hypotheses, the existence of two distinct situations involving the insertion of current archives in SIARQ / UFJF: the sectors that already work within the norms of the institution, represented by the figure of the Central Archives (AC); and the sectors without any contact with the (CA), evidencing lack of actions to perform records management. For the first group, the study proposed as research tools the process mapping technique in order to identify improvements in adopted practices and aiming to reduce the accumulation of documents in university spaces, documents sometimes with no archival value or with deadlines for disposal already fulfilled. For the second group, we work with the application of questionnaires in order to understand the reasons for not participating in actions aiming at the archives policy of the institution. Finally, through the data collection findings, it proposed a set of six actions using the 5W2H tool. This set of actions intends to solution the gaps pointed out in the research on record management work at UFJF. It is hoped that this contribution may change the way SIARQ coordinates, aiming at balanced actions to serve many sectorial archives, with possible objectives within the entire university.pt_BR
dc.description.resumoA presente dissertação foi desenvolvida no âmbito do Mestrado Profissional em Gestão e Avaliação da Educação (PPGP), do Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (CAEd/UFJF). O caso de gestão estudado discutiu os principais obstáculos no que tange à implantação plena do Sistema de Arquivos da UFJF (SIARQ/ UFJF) no âmbito administrativo. O objetivo definido para este estudo foi analisar a efetividade da implantação do sistema de arquivos na instituição e propor ações que o consolidem. O capítulo 1 trata da descrição do caso de gestão, com apresentação das evidências. No capítulo 2, apresentamos a metodologia de pesquisa. Assumimos como hipóteses, baseadas em evidências, a existência de duas situações distintas envolvendo a inserção de arquivos correntes no SIARQ/UFJF: os setores que já trabalham dentro das normas da instituição, representados pela figura do Arquivo Central (AC); e os setores sem qualquer contato com o AC, evidenciando ausência de ações para realizar a gestão de documentos. Para o primeiro grupo, o estudo propôs como instrumento de pesquisa a técnica de mapeamento de processos na busca por identificar melhorias nas práticas adotadas e objetivando diminuir o acúmulo de documentos nos espaços da universidade, documentos por vezes sem valor arquivístico ou com prazos para eliminação já cumpridos. Para o segundo grupo, trabalhamos com aplicação de questionários a fim de compreender os motivos da não participação nas ações voltadas para a política de arquivos da instituição. Ao final, mediante os achados da coleta de dados, propusemos um conjunto de seis ações usando a ferramenta 5W2H. Esse conjunto de ações pretende sanar as lacunas apontadas na pesquisa sobre o trabalho de gestão documental na UFJF. Espera-se que essa contribuição possa mudar a forma de atuação da coordenação do SIARQ, visando ações equilibradas de atendimento a diversos arquivos setoriais, com objetivos possíveis no âmbito de toda a universidade.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.programMestrado em Gestão e Avaliação em Educação Públicapt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectSistemas de arquivopt_BR
dc.subjectGestão de documentospt_BR
dc.subjectMapeamento de processopt_BR
dc.subjectInstituições Federais de Ensino Superiorpt_BR
dc.subjectFile systemspt_BR
dc.subjectRecords managementpt_BR
dc.subjectProcess mappingpt_BR
dc.subjectFederal Higher Education Institutionspt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleOs obstáculos à implantação plena do sistema de arquivos na UFJFpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Gestão e Avaliação da Educação Pública (Dissertações)
PROQUALI - Dissertações



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