https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10945| Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| flaviadepaivanovaislara.pdf | 360.71 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
| Clase: | Trabalho de Conclusão de Curso |
| Título : | Práticas educativas entre professores regentes e de apoio |
| Autor(es): | Lara, Flávia de Paiva Novais |
| Orientador: | Vianna, Márcia Marin |
| Miembros Examinadores: | Antunes, Katiuscia Cristina Vargas |
| Miembros Examinadores: | Cardoso, Michelle Duarte Rios |
| Resumo: | Este trabalho de conclusão de curso tem como tema a importância da relação colaborativa entre professores regentes e professores de apoio em suas práticas educativas. O objetivo geral é: estabelecer um espaço/tempo de diálogo para problematizar e analisar as relações existentes entre professor regente e professor de apoio; e os específicos são: promover um curso de formação docente; estabelecer um diálogo na escola para destacar a realidade de uma docência pautada na colaboração; discutir a construção de um Plano de Desenvolvimento Individual. Para alcançar esse intento foi planejada uma proposta de intervenção que teve como aplicação um curso de formação docente para professores regentes e de apoio, visando a construção de um Plano de Desenvolvimento Individual para alunos com necessidades educacionais especiais. Tal proposta buscou base teórica em levantamento bibliográfico sobre inclusão escolar, leis, acessibilidade, permanência e práticas educativas. Como conclusões da intervenção, observou-se a necessidade de cursos contínuos de capacitação e o diálogo permanente entre os professores regentes e de apoio, visando a plena formação de seus alunos. Diante dos dados apresentados, mostra-se nítida a ideia de que os desafios da inclusão são intensos, tanto para os professores, gestores, pais e todos os alunos. O aprender exige movimento, pautado em erros e acertos, fazer e refazer, descobrir e redescobrir. |
| Resumen : | - |
| Palabras clave : | Inclusão Professores regentes Professores de apoio Plano de desenvolvimento individual |
| CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Editorial : | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) |
| Sigla de la Instituición: | UFJF |
| Departamento: | Faculdade de Educação |
| Clase de Acesso: | Acesso Aberto Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil |
| Licenças Creative Commons: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
| URI : | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10945 |
| Fecha de publicación : | 25-may-2019 |
| Aparece en las colecciones: | Especialização em Educação Inclusiva em Contextos Escolares |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons
