https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10945| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| flaviadepaivanovaislara.pdf | 360.71 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
| Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
| Título: | Práticas educativas entre professores regentes e de apoio |
| Autor(es): | Lara, Flávia de Paiva Novais |
| Primeiro Orientador: | Vianna, Márcia Marin |
| Membro da banca: | Antunes, Katiuscia Cristina Vargas |
| Membro da banca: | Cardoso, Michelle Duarte Rios |
| Resumo: | Este trabalho de conclusão de curso tem como tema a importância da relação colaborativa entre professores regentes e professores de apoio em suas práticas educativas. O objetivo geral é: estabelecer um espaço/tempo de diálogo para problematizar e analisar as relações existentes entre professor regente e professor de apoio; e os específicos são: promover um curso de formação docente; estabelecer um diálogo na escola para destacar a realidade de uma docência pautada na colaboração; discutir a construção de um Plano de Desenvolvimento Individual. Para alcançar esse intento foi planejada uma proposta de intervenção que teve como aplicação um curso de formação docente para professores regentes e de apoio, visando a construção de um Plano de Desenvolvimento Individual para alunos com necessidades educacionais especiais. Tal proposta buscou base teórica em levantamento bibliográfico sobre inclusão escolar, leis, acessibilidade, permanência e práticas educativas. Como conclusões da intervenção, observou-se a necessidade de cursos contínuos de capacitação e o diálogo permanente entre os professores regentes e de apoio, visando a plena formação de seus alunos. Diante dos dados apresentados, mostra-se nítida a ideia de que os desafios da inclusão são intensos, tanto para os professores, gestores, pais e todos os alunos. O aprender exige movimento, pautado em erros e acertos, fazer e refazer, descobrir e redescobrir. |
| Abstract: | - |
| Palavras-chave: | Inclusão Professores regentes Professores de apoio Plano de desenvolvimento individual |
| CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Editor: | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) |
| Sigla da Instituição: | UFJF |
| Departamento: | Faculdade de Educação |
| Tipo de Acesso: | Acesso Aberto Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil |
| Licenças Creative Commons: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
| URI: | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10945 |
| Data do documento: | 25-Mai-2019 |
| Aparece nas coleções: | Especialização em Educação Inclusiva em Contextos Escolares |
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons
