Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10951
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
flavianapolissenisoares.pdf1.78 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
Tipo: Dissertação
Título: Instituição de um sistema eficaz para o acompanhamento de egressos de programas de pós-graduação: o egresso como referência para a autoavaliação do PPGACL
Autor(es): Soares, Flaviana Polisseni
Primeiro Orientador: Oliveira Júnior, Lourival Batista de
Membro da banca: Alvim, Maria Isabel da Silva Azevedo
Membro da banca: Ramos, Maria Lucia Bueno
Membro da banca: Lourenço, Joyce Louback
Resumo: A presente dissertação é desenvolvida no âmbito do Mestrado Profissional em Gestão e Avaliação da Educação Pública (PPGP) do Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (CAEd/UFJF). O caso de gestão estudado discute como instituir no Programa de Pós-Graduação em Artes, Cultura e Linguagens (PPGACL) do IAD da UFJF um sistema eficaz para o acompanhamento de egressos. Atualmente, a coleta de dados referente aos egressos do PPGACL visa ao preenchimento da Plataforma Sucupira e à alimentação da aba egressos no site do Programa. Apresentamos como hipótese que a visão do ex-aluno fornece dados sobre a formação recebida que servirão de subsídio para que o Programa se autoavalie, perceba suas potencialidade e lacunas, reveja seu planejamento e faça aperfeiçoamentos para a melhoria do curso. O objetivo deste estudo é investigar como instituir no PPGACL um sistema eficaz para o acompanhamento dos egressos de modo que a coleta de informações envolva a participação e o retorno do maior número de egressos possível. Para o desenvolvimento da pesquisa foi realizada uma contextualização da evolução da Pós-graduação no Brasil, adotou-se pesquisa bibliográfica, a aplicação de questionário aos egressos e aos docentes e entrevista semiestruturada com a coordenação e representantes das linhas de pesquisa do Programa. Ao final, foi proposto Plano de Ação Educacional para a instituição do sistema mais eficaz para o acompanhamento dos egressos, visando uma coleta de dados que não só atenda às orientações da Capes, mas também forneça informações adequadas para o bom desempenho do Programa. Dessa forma, outra hipótese que este estudo possui refere-se à concepção de que os egressos do PPGACL se desvinculam do Programa após a titulação por desconhecerem que a Capes avalia positivamente os programas que fazem esse acompanhamento, não se preocupando, desta forma, em atender às solicitações requeridas pela secretaria. Portanto, com o desenvolvimento desta pesquisa e implementação do Plano de Ação proposto, espera-se contribuir significativamente com a melhora na qualidade do curso ofertado pelo PPGACL.
Abstract: This thesis is developed under the Professional Master Program in Management and Evaluation of Public Education (PPGP) of the Center for Public Policies and Educational Evaluation of the Federal University of Juiz de Fora (CAEd / UFJF). The management case studied discusses how to establish in the Graduate Program in Arts, Culture and Languages (PPGACL) of the IAD of the UFJF an effective system for the follow-up of graduates. Currently, the collection of data related to PPGACL graduates aims at completing the Sucupira Platform and feeding the graduates data on the Program website. For this, we present as hypothesis that the follow-up of graduates returns important information for the Program in order to self-evaluating and to perceive its potentialities and its gaps, review the planning and make improvements in order to improve the course. The objective of this study is to investigate how to establish in PPGACL an effective system for the monitoring of graduates so that the collection of information involves the participation and feedback of the largest possible number of graduates. For the development of the research a contextualization of the evolution of the Postgraduate Courses in Brazil was carried out, a bibliographic research was adopted, there was an application of a questionnaire to the graduates and to the professors and a semistructured interview with the coordination and representatives of the research lines of the Program occurred. Finally, an Educational Action Plan was proposed to set up the most effective system for follow-up of graduates, aiming at collecting data that not only meets Capes's guidelines, but also provides adequate information for the good performance of the Program. Thus, another hypothesis in this study refers to the idea that the PPGACL graduates dissociate themselves from the Program after the degree because they are unaware that Capes positively evaluates the programs that follow their graduates, so they do not worry to answer the requests from the Program’s office. Therefore, with the development of this research and implementation of the proposed Plan of Action, it is expected to contribute significantly to the improvement in the quality of the course offered by PPGACL.
Palavras-chave: Acompanhamento de egressos
Autoavaliação
Pós-graduação
Follow-up of graduates
Self-evaluation
Postgraduate studies
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla da Instituição: UFJF
Departamento: Faculdade de Educação
Programa: Mestrado em Gestão e Avaliação em Educação Pública
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Licenças Creative Commons: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10951
Data do documento: 19-Ago-2019
Aparece nas coleções:Mestrado em Gestão e Avaliação da Educação Pública (Dissertações)
PROQUALI - Dissertações



Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons