https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10975
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
annakarlanascimentolima.pdf | 750.81 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Tipo: | Dissertação |
Título: | Educação permanente como dispositivo de gestão do sistema de saúde |
Autor(es): | Lima, Anna Karla Nascimento |
Primeiro Orientador: | Friedrich, Denise Barbosa de Castro |
Membro da banca: | Franco, Elaine Cristina Dias |
Membro da banca: | Carbogim, Fabio da Costa |
Membro da banca: | Oliveira, Vânia Aparecida da Costa |
Membro da banca: | Castro, Edna Aparecida Barbosa de |
Resumo: | O presente trabalho, trata-se de um estudo de natureza qualitativa, do tipo descritivo, cujo o objetivo geral, foi analisar a Educação Permanente em Saúde (EPS) como dispositivo de gestão para profissionais de saúde nas Superintendências e Gerências Regionais de Saúde de Minas Gerais. Neste, o cenário foi compreendido por 28 Superintendências e/ou Gerências Regionais de Saúde do estado de Minas Gerais, e os participantes foram 41 profissionais de saúde, que trabalham na gestão de projetos e programas desenvolvidos nestes espaços. A coleta de dados se deu entre os meses de dezembro 2018 à março 2019, por meio de um por meio de um por meio de um por meio de um questionário semiestruturado, aplicado através formulários eletrônicos. Para finalização da coleta de dados, foi empregado o critério de adensamento teórico.Os conteúdos provenientes dos formulários, foram consolidados e tratados através das ferramentas do pacote office, e posteriormente analisados à luz da hermenêutica dialética. Os resultados encontrados foram organizados nas seguintes categorias: Compreensões sobre a educação permanente em saúde; A gestão em saúde como prática profissional cotidiana nas Superintendências Regionais de Saúde e Gerências Regionais de Saúde, e a gestão em saúde no contexto da formação profissional. Das categorias emergiram cinco núcleos de sentido, dos quais foi possível inferir que os participantes deste estudo compreendem a Educação Permanente em Saúde como um Processo de Ensino Aprendizado, de elevada importância no desenvolvimento de suas atividades cotidianas, entretanto demostram dificuldades em delimitar com clareza, o conceito e a aplicação da mesma em seus contextos de trabalho. Foram também evidenciadas, dificuldades estruturais e de gestão que limitam a consolidação da Educação Permanente em Saúde como dispositivo de gestão, bem como a necessidade de se repensar os modelos pedagógicos relacionados à temática, postos na atualidade. O estudo, visa contribuir com o fortalecimento das discussões a respeito da Política Nacional de Educação Permanente em Saúde, bem como, destaca-la como uma possibilidade de dispositivo de gestão no Sistema Único de Saúde, em especial, no que tange às necessidades das Superintendências e Gerencias de Saúde. |
Abstract: | The present work is a qualitative descriptive study, whose general objective was to analyze Permanent Health Education (EPS) as a management device for health professionals in the Minas Gerais Superintendences and Regional Health Management. General. In this scenario, the scenario was comprised of 28 Superintendencies and / or Regional Health Management of the state of Minas Gerais, and the participants were 41 health professionals, who work in the management of projects and programs developed in these spaces. Data collection took place between December 2018 and March 2019, through a semi-structured questionnaire, applied through electronic forms. To finalize the data collection, the criterion of theoretical densification was employed. The contents of the forms were consolidated and treated through the office package tools, and later analyzed in the light of dialectical hermeneutics. The results were organized into the following categories: Understandings about continuing health education; Health management as a daily professional practice in the Regional Health Superintendencies and Regional Health Management, and health management in the context of vocational training. From the categories emerged five nuclei of meaning, from which it was possible to infer that the participants of this study understand Permanent Health Education as a Learning Teaching Process, of high importance in the development of their daily activities, however, they show difficulties in clearly defining concept and its application in their work contexts. Structural and management difficulties that limit the consolidation of Permanent Health Education as a management device were also highlighted, as well as the need to rethink the current pedagogical models. The study aims to contribute to the strengthening of the discussions about the National Policy of Permanent Education in Health, as well as highlighting it as a possibility of management device in the Unified Health System, especially regarding the needs of the Superintendencies. and Health Management. |
Palavras-chave: | Educação continuada Pessoal de saúde Enfermagem Continuing education Personal health Nursing |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::ENFERMAGEM |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) |
Sigla da Instituição: | UFJF |
Departamento: | Faculdade de Enfermagem |
Programa: | Programa de Pós-graduação em Enfermagem |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10975 |
Data do documento: | 25-Jun-2019 |
Aparece nas coleções: | Mestrado em Enfermagem (Dissertações) |
Os itens no repositório estão protegidos por licenças Creative Commons, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.