Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10981
Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
lucianafatimadeoliveiradasilva.pdf797.66 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir
Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisor1Talma, Elismara Vaz-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Castro, Sebastião Luís Petronilho de-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0046889546545358pt_BR
dc.contributor.referee1Martins, Elita Betânia de Andrade-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9432703757983593pt_BR
dc.creatorSilva, Luciana Fátima de Oliveira da-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/pt_BR
dc.date.accessioned2019-09-27T13:02:07Z-
dc.date.available2019-09-25-
dc.date.available2019-09-27T13:02:07Z-
dc.date.issued2019-05-25-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10981-
dc.description.abstract-pt_BR
dc.description.resumoNo período da educação infantil, é muito importante que aprendizagem aconteça através de brincadeiras lúdicas, e que as mesmas tenham sentido para as crianças. Neste trabalho, as anotações e os registros serão pontos facilitadores que poderão auxiliar o trabalho do educador. Além das anotações e registros auxiliarem nos planejamentos realizados para os estudantes, o docente poderá a vir perceber as diferenças dos seus alunos, em especial, os estudantes diagnosticados com Transtorno do Espectro Autista, na qual venha a ser possível a adaptações de jogos e brincadeiras com o objetivo de constituir processos de aprendizagens e uma maior compreensão desses estudantes. Sendo assim, a ludicidade pode ser considerada uma ferramenta de trabalho facilitadora e essencial para os autistas, pois, tem por objetivo estimular a aprendizagem e na interação dos alunos. Além disso, o fato de focar em jogos neste trabalho de conclusão de curso permite através da formação de grupos que as crianças aprendam a respeitar regras e as diferenças entre seus pares. Enfim, o objetivo deste trabalho tem como fundamento a elaboração de alternativas para a promoção da aprendizagem e a interação dos autistas por meio de atividades lúdicas diversificadaspt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectInclusãopt_BR
dc.subjectTranstorno do espectro autistapt_BR
dc.subjectLúdicopt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleO autismo infantil: caminhos propícios para uma educação inclusivapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Aparece en las colecciones: Especialização em Educação Inclusiva em Contextos Escolares



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons