https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10984| File | Description | Size | Format | |
|---|---|---|---|---|
| michellelabarreredesouza.pdf | 1.35 MB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
| Type: | Trabalho de Conclusão de Curso |
| Title: | Os jogos como facilitadores do processo de inclusão – um estudo de caso de um aluno com autismo |
| Author: | Souza, Michelle Labarrere de |
| First Advisor: | Talmas, Elismara Vaz |
| Referee Member: | Vianna, Marcia Marin |
| Referee Member: | Jesus, Alan Willian de |
| Resumo: | Sabendo-se que o Transtorno do Espectro Autista (TEA) tem como um dos pontos limitantes a dificuldade de comunicação, torna-se um desafio enorme para os profissionais de educação o desenvolvimento do aluno junto aos seus pares em busca da inclusão e autonomia. Dessa forma, torna-se essencial a busca por estratégias que facilitam esse processo de interação, permanência e qualidade do aprendizado. A estratégia utilizada na intervenção foi o jogo, desenvolvido em uma escola estadual em Belo Horizonte/MG com um aluno autista e com o desejo de ajudá-lo a vencer suas dificuldades, surgiu o questionamento: Será que os jogos podem facilitar o processo de inclusão desse aluno? O principal objetivo foi identificar a importância dos jogos como recurso auxiliar no processo de socialização dos alunos com Transtorno do Espectro Autista em contextos escolares, facilitando o desenvolvimento cognitivo, nos moldes da inclusão. Através de uma investigação qualitativa realizando um estudo de caso, foram propostas intervenções com jogos. A supervisora e a professora de apoio responderam questões sobre o comportamento social, comunicação e linguagem, além da prática e conhecimento delas sobre o autismo. Elas reconhecem a dificuldade do aluno na comunicação e relacionamento, mas acreditam que os jogos podem contribuir para a socialização e aprendizagem dele. Após análise dos dados da intervenção, os jogos se mostraram eficientes no processo de socialização e aprendizagem desse aluno estudado, porém mais estudos precisam ser realizados com duração maior para que mudanças de comportamento do aluno autista sejam confirmadas e o processo de inclusão aconteça de forma efetiva |
| Abstract: | - |
| Keywords: | Jogos Inclusão Autismo Socialização |
| CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
| Language: | por |
| Country: | Brasil |
| Publisher: | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) |
| Institution Initials: | UFJF |
| Department: | Faculdade de Educação |
| Access Type: | Acesso Aberto Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil |
| Creative Commons License: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
| URI: | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10984 |
| Issue Date: | 25-May-2019 |
| Appears in Collections: | Especialização em Educação Inclusiva em Contextos Escolares |
This item is licensed under a Creative Commons License
