Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10986
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
mariliaaparecidaferreirarodrigues.pdf575.33 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Talmas, Elismara Vaz-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3001363203951235pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Cunha, Thenner Freitas da-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0635587951737099pt_BR
dc.contributor.referee1Martins, Elita Betânia de Andrade-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9432703757983593pt_BR
dc.creatorRodrigues, Marilia Aparecida Ferreira-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/pt_BR
dc.date.accessioned2019-09-27T13:13:08Z-
dc.date.available2019-09-25-
dc.date.available2019-09-27T13:13:08Z-
dc.date.issued2019-05-25-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10986-
dc.description.abstract-pt_BR
dc.description.resumoO presente Trabalho de Conclusão de Curso objetivou realizar um trabalho de capacitação juntamente com os educadores da Escola Municipal “Anthony Guimarães”, localizada em uma cidade da zona da mata mineira, visando uma reflexão sobre a realização de um planejamento que atenda às necessidades de alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Através da intervenção realizada, os professores conheceram as legislações, as conquistas e os impasses em relação à inclusão dos alunos com TEA na sala regular, bem como as necessárias adaptações curriculares. Durante a realização do projeto foi aplicado um questionário junto aos professores, cujo foco foi conhecer seus conhecimentos acerca do TEA e como foi sua formação acadêmica para trabalhar com a inclusão. Os resultados da pesquisa vieram confirmar a necessidade da capacitação e reestruturação do planejamento das aulas e uma conscientização dos professores quanto à necessidade de estabelecer um diálogo e ações para repensar as práticas pedagógicas, contribuindo assim, para a promoção da verdadeira inclusão desses alunos autistaspt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectCapacitaçãopt_BR
dc.subjectTranstorno do espectro autista (TEA)pt_BR
dc.subjectInclusãopt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleA contribuição do planejamento das aulas para a inclusão do aluno com transtorno do espectro autista (TEA)pt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Aparece nas coleções:Especialização em Educação Inclusiva em Contextos Escolares



Os itens no repositório estão protegidos por licenças Creative Commons, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.