https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10996| Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| adrianamartinsmodestoteixeira.pdf | 821.86 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
| Clase: | Trabalho de Conclusão de Curso |
| Título : | Formação docente num contexto de inclusão escolar: “alteridade: eu no lugar do outro” |
| Autor(es): | Teixeira, Adriana Martins Modesto |
| Orientador: | Vianna, Márcia Marin |
| Miembros Examinadores: | Almeida, Neil Franco Pereira de |
| Miembros Examinadores: | Nobre, Luciane Aparecida |
| Resumo: | O presente trabalho descreve uma proposta de intervenção pedagógica realizada em uma escola de educação básica, privada, do município de Itu, interior do Estado de São Paulo. A intervenção se constituiu da oferta e realização de uma oficina pedagógica para formação docente continuada, que teve por título: “Alteridade: eu no lugar do outro”, foi uma proposta de sensibilização para o corpo docente da escola, de modo a trazer o conceito de alteridade como uma vivência, para que os profissionais pudessem refletir sobre o que é uma pessoa com deficiência. Além disso, a ideia era promover a reflexão sobre como poderiam contribuir, de fato, para a inclusão de alunos com deficiência ou qualquer outra peculiaridade no seu processo de aprendizagem. Essa oficina pedagógica teve como propósito incentivar e sensibilizar os professores sobre a importância da inclusão nas instituições de ensino comum; foi dinamizada por meio de atividades prático-reflexivas que visaram à sensibilização e o despertar de um olhar diferenciado dos educadores a todos os alunos com necessidades educacionais especiais. Como resultado observou-se a inquietação do grupo de professores e um novo olhar sobre as temáticas selecionadas. Entretanto, entendemos também que não se tratou de um rompimento definitivo com algumas mentalidades que não estão de acordo com os princípios inclusivos. A oficina pode ser compreendida como geradora de reflexões e incômodos que podem despertar interesse e busca por novas perspectivas para um novo pensar e agir na docência |
| Resumen : | - |
| Palabras clave : | Educação inclusiva Formação docente Oficina pedagógica Alteridade |
| CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Editorial : | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) |
| Sigla de la Instituición: | UFJF |
| Departamento: | Faculdade de Educação |
| Clase de Acesso: | Acesso Aberto Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil |
| Licenças Creative Commons: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
| URI : | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10996 |
| Fecha de publicación : | 8-jun-2019 |
| Aparece en las colecciones: | Especialização em Educação Inclusiva em Contextos Escolares |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons
