https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10997| File | Description | Size | Format | |
|---|---|---|---|---|
| mariaclaudiadeoliveira.pdf | 636.18 kB | Adobe PDF |  View/Open | 
| Type: | Trabalho de Conclusão de Curso | 
| Title: | Acessibilidade (re)criando uma escola inclusiva | 
| Author: | Oliveira, Maria Claudia de | 
| First Advisor: | Almeida, Neil Franco Pereira de | 
| Resumo: | Este Projeto de Intervenção foi construído em uma escola municipal de Lima Duarte e buscou por meio do tema Acessibilidade (re)criando uma escola inclusiva, alcançar o objetivo da pesquisa, que é identificar os problemas de acessibilidade que comprometem a inclusão de alunos/as com deficiência (visual, física e auditiva) em uma instituição escolar, assim como propor medidas de conscientização sobre a necessidade de reestruturação física do espaço escolar para reduzir os processos de exclusão de pessoas com deficiência. A metodologia utilizada foi de abordagem qualitativa, desenvolvida por meio de entrevistas com alunos/as com deficiência e professores/as, registros escritos, fotográficos e constantes observações por parte da autora. Para o embasamento teórico foram investigadas obras, textos e artigos diversos, propostos nas disciplinas durante o Curso de Especialização em Educação Inclusiva em contextos escolares, da Universidade Federal de Juiz de Fora. O plano de intervenção pedagógica ocorreu durante dez semanas nas reuniões quinzenais com docentes, coordenação e direção da referida escola e durante o horário em que alunos/as aguardam o transporte escolar. A intervenção buscou, além de identificar barreiras na acessibilidade dos espaços escolares, ampliar as reflexões acerca da inclusão das pessoas com deficiência em uma instituição escolar. Percebe-se que o objetivo da intervenção foi alcançado, pois os envolvidos foram receptivos a pesquisa, considerando, ainda, que muitos professores estão buscando formações continuadas sob a temática da inclusão. Durante as aulas é possível observar que a prática pedagógica escolar tem sido mais inclusiva, democrática e participativa, em busca de uma aprendizagem coletiva | 
| Abstract: | - | 
| Keywords: | Acessibilidade Inclusão Deficiência | 
| CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | 
| Language: | por | 
| Country: | Brasil | 
| Publisher: | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) | 
| Institution Initials: | UFJF | 
| Department: | Faculdade de Educação | 
| Access Type: | Acesso Aberto | 
| Creative Commons License: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | 
| URI: | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10997 | 
| Issue Date: | 8-Jun-2019 | 
| Appears in Collections: | Especialização em Educação Inclusiva em Contextos Escolares | 
This item is licensed under a Creative Commons License
     
    

 
						
						
						
					 
						
						
					 
						
					 
		
					




