https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/11012| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| simonitedesco.pdf | 425.57 kB | Adobe PDF |  Visualizar/Abrir | 
| Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso | 
| Título: | Os momentos de formação continuada e a construção de propostas de inclusão de alunos com deficiência em turmas regulares | 
| Autor(es): | Tedesco, Simoni | 
| Primeiro Orientador: | Martins, Elita Betania de Andrade | 
| Membro da banca: | Oliveira, Juliana Célia de | 
| Membro da banca: | Martins, Gabriel Pigozzo Tanus Cherp | 
| Resumo: | O presente texto apresenta um projeto de intervenção que teve como objetivo desenvolver um plano de ação para auxiliar o trabalho das professoras responsáveis pela turma de 5º ano. Para isso, foram consultados autores como Mendes (2007), Vilaronga (2014) e Zerbato (2014) e foi desenvolvido a partir de observações da referida sala de aula na qual estava inserida uma aluna com múltiplas deficiências e da organização de momentos de formação continuada envolvendo as professoras responsáveis pela turma. Tais momentos além de possibilitarem o conhecimento sobre temas como autismo e deficiência visual, permitiu também a construção de propostas pedagógicas mais apropriadas a aluna. Os resultados obtidos reforçaram os momentos de formação continuada como importantes oportunidades para definição de caminhos que contribuam para que a escola cumpra com êxito o seu objetivo na inclusão de alunos com deficiência em turmas regulares | 
| Abstract: | - | 
| Palavras-chave: | Inclusão escolar Formação continuada Intervenção pedagógica | 
| CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | 
| Idioma: | por | 
| País: | Brasil | 
| Editor: | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) | 
| Sigla da Instituição: | UFJF | 
| Departamento: | Faculdade de Educação | 
| Tipo de Acesso: | Acesso Aberto Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | 
| Licenças Creative Commons: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | 
| URI: | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/11012 | 
| Data do documento: | 25-Mai-2019 | 
| Aparece nas coleções: | Especialização em Educação Inclusiva em Contextos Escolares | 
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons
     
    

 
						
						
						
					 
						
						
					 
						
					 
		
					




