https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/11014| Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
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| vivianepachecoportotomaz.pdf | 778.49 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
| Clase: | Trabalho de Conclusão de Curso |
| Título : | O processo de inclusão de um aluno com síndrome de duplicação 9p: conhecer para intervir |
| Autor(es): | Tomaz, Viviane Pacheco Porto |
| Orientador: | Santiago, Mylene Cristina |
| Miembros Examinadores: | Almeida, Neil Franco Pereira de |
| Miembros Examinadores: | Castro, Sebastião Luis Petronilho de |
| Resumo: | O tema síndrome de duplicação 9p ainda é pouco conhecida por profissionais da área da educação, bem como, por demais profissionais que tem a responsabilidade de lidar com a síndrome. Porém, é um tema que atualmente, está surgindo dentro do ambiente escolar, devido a inclusão de alunos com necessidades especiais no ensino regular. Por este motivo, o presente trabalho, visa identificar as dificuldades que os professores tanto de sala de aula, quanto da sala de recursos multifuncionais (AEE) do Atendimento Educacional Especializado de Ipatinga / MG encontram para realizar a educação do aluno diagnosticado com esta síndrome. Para tanto, foi realizado o estudo de caso com o aluno E. C. L. R., da Rede Municipal de Ensino de Ipatinga, que tem a síndrome de duplicação 9p. que contou com coleta de dados através de entrevista realizada com dois professores de área, sendo outro do Atendimento Educacional Especializado e o assistente da educação especial, todos atuam diretamente com o aluno com a síndrome. Levantamos, através da aplicação de questionário, as dificuldades da prática pedagógica com este aluno, para verificar que demanda é exigida dos professores. Verificamos que os professores encontraram dificuldades em lidar com as características do transtorno, pois a mesma é rara e pouco se sabe sobre ela, identificamos ainda, a necessidade de os professores terem formação contínua com interlocutores e em sintonia com uma linha de ações pedagógicas que os oriente em suas práticas, para realizar o ensino estruturado de modo a oferecer ao aluno a possibilidade de desenvolvimento. Para suprir essa condição, consideramos necessário, orientar o professor dentro de uma perspectiva psicoeducacional, para exemplificar tal necessidade aplicamos testes de avaliação neuropsicológica cognitiva, onde os resultados serão o ponto de partida para adequar um plano de trabalho, que atenda às necessidades específicas do aluno com a síndrome de duplicação 9p, investigado nesse trabalho |
| Resumen : | - |
| Palabras clave : | Síndrome de duplicação 9p Formação docente Intervenção pedagógica |
| CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Editorial : | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) |
| Sigla de la Instituición: | UFJF |
| Departamento: | Faculdade de Educação |
| Clase de Acesso: | Acesso Aberto Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil |
| Licenças Creative Commons: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
| URI : | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/11014 |
| Fecha de publicación : | 25-may-2019 |
| Aparece en las colecciones: | Especialização em Educação Inclusiva em Contextos Escolares |
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