https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/11015| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| marialuciavieiracarvalho.pdf | 1.02 MB | Adobe PDF |  Visualizar/Abrir | 
| Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso | 
| Título: | Transtorno do espectro autista e o processo de inclusão escolar | 
| Autor(es): | Carvalho, Maria Lúcia Vieira | 
| Primeiro Orientador: | Talmas, Elismara Vaz | 
| Co-orientador: | Castro, Sebastião Luís Petronilho de | 
| Membro da banca: | Martins, Gabriel Pigozzo Tânus Cherpp | 
| Membro da banca: | Martins, Elita Betânia de Andrade | 
| Resumo: | Conforme a ASSOCIAÇÃO AMERICANA DE PSIQUIATRIA: Manual de diagnósticos e estatísticos de transtornos mentais (1994, p42), o Transtorno do Espectro Autista (TEA), se caracteriza principalmente pelo prejuízo no desenvolvimento da interação social e da comunicação, havendo ou não atrasos do desenvolvimento da linguagem. Isso significa que algumas crianças autistas são verbais e outras não verbais. As verbais podem apresentar uso estereotipado e repetitivo, ou uma linguagem sem funcionalidade. Os estudos mais recentes sobre o espectro revelam que a intervenção pedagógica e terapêutica nas crianças com esse transtorno, precisa ser a mais precoce possível, quanto mais cedo a intervenção melhor será a evolução do desenvolvimento dessa criança. No entanto, segundo a lei nº 12.764, que institui a "Política Nacional de Proteção dos Direitos da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista", veio pra reforçar o direito de inclusão da criança com autismo, mas sabe-se que a lei, por si, não garante que a inclusão ocorra de fato em sala de aula. “Por trás da discussão sobre matricular ou não crianças autistas em escolas regulares, escondem-se a falta de conhecimento sobre o problema e as dificuldades que as instituições enfrentam para lidar com a diversidade como um todo”.(MEIRELLES-2013) Essa pesquisa pretende contribuir com práticas pedagógicas que serão relevantes no processo de inclusão das crianças com autismo, oferecendo embasamentos teóricos e estratégias que poderão auxiliar na inclusão, no sentido de ressignificar o espaço escolar | 
| Abstract: | - | 
| Palavras-chave: | Espectro autista desenvolvimento Inclusão escolar estratégias pedagógicas | 
| CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | 
| Idioma: | por | 
| País: | Brasil | 
| Editor: | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) | 
| Sigla da Instituição: | UFJF | 
| Departamento: | Faculdade de Educação | 
| Tipo de Acesso: | Acesso Aberto Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | 
| Licenças Creative Commons: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | 
| URI: | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/11015 | 
| Data do documento: | 8-Jun-2019 | 
| Aparece nas coleções: | Especialização em Educação Inclusiva em Contextos Escolares | 
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