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dc.contributor.advisor1Veiga, Ana Lucia Werneck-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6717491813585627pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Hara, Márcia Fernandes Pinheiro-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8937347166713988pt_BR
dc.creatorCarvalho, Elaine Tasca Crestoni de-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/pt_BR
dc.date.accessioned2019-10-14T19:40:38Z-
dc.date.available2019-10-10-
dc.date.available2019-10-14T19:40:38Z-
dc.date.issued2019-02-16-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/11115-
dc.description.abstractThis Critical-Descriptive Report sought to show tools to facilitate the process of appropriation of written language as well as the use of games as facilitators, motivators and generators of interest for the teaching process, students with learning difficulties, students of the 4th year of the Elementary School of Carlos Augusto de Assis Municipal School - Juiz de Fora (MG), participants in the New More Education Program created by MEC Ordinance No. 1,144 / 2016 and governed by Resolution FNDE No. 17/2017. The present research used qualitative methodological procedures of an interventional nature as well as photographic record of the developed activities. Among the findings of the intervention, although preliminary, it is important to highlight the group's growth in relation to knowledge about informatics, educational computing, games, group living together, introjection of rules, written and spoken language development, safety in handling technological equipment in the area of computer science and especially the motivation before the studies of the discipline.pt_BR
dc.description.resumoEste Relatório Crítico-Descritivo buscou mostrar ferramentas para a facilitação do processo de apropriação da língua escrita bem como a utilização dos jogos como facilitadores, motivadores e geradores de interesse pelo processo de ensino aprendizado, por alunos com dificuldades de aprendizado, estudantes do 4º ano do Ensino Fundamental da Escola Municipal Carlos Augusto de Assis – Juiz de Fora (MG), participantes do Programa Novo Mais Educação criado pela Portaria MEC nº 1.144/2016 e regido pela Resolução FNDE nº 17/2017. A pesquisa apresentada utilizou de procedimentos metodológicos qualitativos de cunho interventivo bem como registro fotográfico das atividades desenvolvidas. Entre os achados da intervenção, ainda que preliminares, cabe destacar o crescimento do grupo em relação ao conhecimento sobre informática, informática educativa, jogos, convivência em grupo, introjeção de regras, desenvolvimento da linguagem escrita e falada, à segurança em manusear os equipamentos tecnológicos na área de informática e principalmente a motivação perante os estudos da disciplina.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Aberto*
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectJogospt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectEquipamentos tecnológicospt_BR
dc.subjectMotivaçãopt_BR
dc.subjectGamespt_BR
dc.subjectLearningpt_BR
dc.subjectTechnological equipmentpt_BR
dc.subjectMotivationpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleJogos educacionais e processo de alfabetização: reflexões acerca de uma propostapt_BR
dc.typeRelatório de Pesquisapt_BR
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