Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/111
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
patriciapereiraquinelato.pdf48.12 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Castañon, José Alberto Barroso-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4786350P0pt_BR
dc.contributor.referee1Ferreira, Edgar Ricardo-
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4256810Z6pt_BR
dc.contributor.referee2Stamato, Cláudia-
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4221501P1pt_BR
dc.creatorQuinelato, Patrícia Pereira-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4997242A5pt_BR
dc.date.accessioned2015-12-07T21:41:13Z-
dc.date.available2015-12-07-
dc.date.available2015-12-07T21:41:13Z-
dc.date.issued2015-08-06-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/111-
dc.description.abstractPersons with disabilities were discriminated against since ancient times. Despite this situation has changed considerably in recent centuries, especially in recent decades, it is still possible to perceive the existence of physical and behavioral barriers in their life in society. This dissertation deals with accessibility and aims to conduct a case study by assessing the building of the Rectory , in the center of the campus of the Federal University of Juiz de Fora, using the method "Graduation of Accessibility" developed by Marcelo Pinto Guimarães. The specific objectives are to identify the best and worst accessibility points; as well as to propose changes in the evaluated areas in order to achieve greater access-grade and improve the final evaluation. The literature review covers the history of the person with disabilities and their relationship with the community in which it operates; and presents the concepts of exclusion, segregation, integration and inclusion as understands Romeu Kazumi Sassaki. Is presented the current context of accessibility in the European Union, the United States and Brazil. Then Universal Design is studied, as well as its seven principles. The methodology presents the evaluation method "The Enabler", developed by Steinfeld et al, which led to the evaluation method "Graduation of Accessibility" and introduces the Federal University of Juiz de Fora to contextualize the study site. The accessibility analysis consisted of two floors of the building of the Rectory, in addition to parking lot and the ring road access. The analysis was conducted by a researcher at site visits and consists of description of the situation found, photographic records and compiling the data in graphs. In the final considerations are presented the final analysis, with the access-grade more present at the general and partial assessments, its unfoldings, the strengths and weaknesses of the method used and the difficulties found. The improvement proposals are presented in the form of a table with an overview of the problems encountered, the items of NBR 9050/04 ABNT dealing with the matter, the proposed improvements and the expected benefits.pt_BR
dc.description.resumoAs pessoas com deficiência foram discriminadas desde a antiguidade. Apesar desta situação ter mudado bastante nos últimos séculos, principalmente nas últimas décadas, ainda é possível perceber a existência de barreiras físicas e comportamentais no seu convívio em sociedade. Esta dissertação aborda a acessibilidade e visa realizar um estudo de caso através de uma avaliação na edificação da Reitoria, no centro do campus da Universidade Federal de Juiz de Fora, utilizando o método “Graduação da Acessibilidade” desenvolvido por Marcelo Pinto Guimarães. Os objetivos específicos são identificar os pontos com melhor e pior acessibilidade; além de propor modificações nos espaços avaliados, de forma a alcançarem um maior acesso-grau e melhorarem a avaliação final. A revisão bibliográfica aborda a história da pessoa com deficiência e sua relação com a comunidade na qual está inserida e apresenta os conceitos de exclusão, segregação, integração e inclusão conforme o entendimento de Romeu Kazumi Sassaki. É apresentado o contexto atual da acessibilidade na União Européia, nos Estados Unidos e no Brasil. Em seguida, é estudado o Desenho Universal e seus sete princípios. A metodologia apresenta o método de avaliação “The Enabler”, desenvolvido por Steinfeld et al, que deu origem ao método de avaliação “Graduação da Acessibilidade”, além de introduzir a Universidade Federal de Juiz de Fora para contextualização do local do estudo. A análise da acessibilidade foi composta por dois pavimentos do prédio da Reitoria, além do estacionamento e dos acessos do anel viário. A análise foi realizada através de visitas da pesquisadora ao local e consiste em descrição da situação encontrada, registro fotográfico e compilação dos dados em gráficos. Nas considerações finais são apresentados a análise final, com os acessos-grau mais presentes na avaliação geral e nas parciais, seus desdobramentos, os pontos fortes e fracos do método utilizado, bem como as dificuldades encontradas. As propostas de melhoria são apresentadas em forma de um quadro com a descrição dos problemas encontrados, os itens da NBR 9050/04 da ABNT que tratam do assunto, as melhorias propostas e os benefícios esperados.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Forapt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Engenhariapt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Ambiente Construídopt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectUniversidade Federal de Juiz de Forapt_BR
dc.subjectAcessibilidadept_BR
dc.subjectDesenho universalpt_BR
dc.subjectFederal University of Juiz de Forapt_BR
dc.subjectAccessibilitypt_BR
dc.subjectUniversal Designpt_BR
dc.subject.cnpqArquitetura e Urbanismopt_BR
dc.titleA Graduação da Acessibilidade: o caso do prédio da Reitoria da UFJF e seu entornopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Ambiente Construído (Dissertações)
PROQUALI - Dissertações



Items in DSpace are protected by Creative Commons licenses, with all rights reserved, unless otherwise indicated.