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Clase: Dissertação
Título : Uma cartografia por meio dos mapas vivenciais dos diferentes usos do campus da UFJF
Autor(es): Werneck, Bernardo Marques
Orientador: Amorim, Cassiano Caon
Miembros Examinadores: Lopes, Jader Janer Moreira
Miembros Examinadores: Maia, Diego Corrêa
Miembros Examinadores: Costa, Bruno Muniz Figueiredo
Resumo: Pesquisa de mestrado em educação que compreende o território usado do campus universitário da Universidade Federal de Juiz de Fora como possibilidade formadora. Fundamentada na teoria histórico-cultural, a investigação de campo tem como objetivo desvelar os diferentes usos do campus da UFJF, acessando as vivências dos sujeitos participantes. No desenvolvimento teórico-metodológico, em uma perspectiva dialógica de aproximação com os pesquisados, foram produzidos mapas vivenciais, referenciados no conceito de vivência – em russo Perejivanie – de Vigotski. Na interpretação das falas e registros elaborados com os pesquisados são apresentados apontamentos que evidenciam singularidades das suas vivências constituídas nos usos desses espaços. A apresentação do trabalho traz com um breve relato de memória até a inquietação inicial que gerou a questão desta pesquisa. Em seguida, é discutido o caminho teórico-metodológico amparado principalmente em Santos (2011) e Vigotski (2006; 2010), os quais servem de sustentação para os trabalhos de campo. O trabalho contextualiza o recorte desta pesquisa, o campus universitário com a cidade em que está inserida, Juiz de Fora, com seu processo histórico de surgimento até a consolidação da UFJF. É elucidado a importância de um espaço público como o campus universitário na formação humana, e também apresentado as interpretações dos mapas vivenciais produzidos nos trabalhos de campos. Através desse trajeto teórico e prático, apontamos a necessidade do fomento e uso desse espaço público, o campus. Com inferências obtidas, a pesquisa demonstrou a imanência do meio geo-histórico com toda sua cultura gerada no processo de desenvolvimento do homem. A relação de unidade fundada entre o homem e o meio é primordial em sua constituição. As apreciações do material de campo nos revelaram categorias interpretativas evidenciando variados usos e relações com o campus universitário. Portanto, a utilização de uma nova metodologia para produção outra de cartografia e a potência do espaço público como formativo é o que essa análise pode contribuir no campo da educação e do ensino de geografia, a partir da seguinte questão de pesquisa: como os mapas vivenciais revelam os diferentes usos do campus da UFJF?
Resumen : Master's research in education that includes the used territory of the Federal University of Juiz de Fora (UFJF) campus as a formative possibility. Based on historical-cultural theory, the field research aims to unveil the different uses of the UFJF campus by accessing the experiences of its participants. Regarding to the theoretical-methodological development, in a dialogical perspective with the subjects of the research, vivencial maps were produced, which are referenced in the concept of experience – in Russian Perejivanie – by Vigotski. Concerning to the interpretation of the statements and records collected from the participants, notes were presented showing singularities of their experiences developed in the uses inside these spaces. The presentation of the work with a brief memory report in regard to the initial uneasiness that generated this research question. Then discussed the theoretical-methodological pathway mainly supported by Santos (2011) and Vigotski (2006; 2010), which serves as a support for the fieldwork. It’s contextualized the cutting of this research, which includes the university campus as well as the city in which it is located, Juiz de Fora, with its historical process of rising until the UFJF consolidation. It’s elucidated the importance of a public space such as the university campus in human training and also presented the vivencial maps interpretations produced in field works. Through this theoretical and practical path, we pointed out the need to promote and use this public space, the campus. After getting the inferences, the research showed the geo-historical environment imminence with all its culture that was generated in the process of a man development. The unity relationship established between man and the environment is outstanding in its constitution. The field material interpretations have revealed interpretive categories revealing various uses and relations with the university campus. Therefore, the use of a new methodology to produce another cartography and the power of the public space as a formative environment is the main contribution of this research in the field of geography education and teaching, based on the following research question: how do vivencial maps revel the different uses of the UFJF campus?
Palabras clave : Território usado
Teoria histórico-cultural
Vivências
Mapas vivenciais
Campus da UFJF
Used territory
Historical-cultural theory
Experience (Perejivanie)
Vivencial maps
Campus from UFJF
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editorial : Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla de la Instituición: UFJF
Departamento: Faculdade de Educação
Programa: Programa de Pós-graduação em Educação
Clase de Acesso: Acesso Aberto
URI : https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/11222
Fecha de publicación : 22-feb-2019
Aparece en las colecciones: Mestrado em Educação (Dissertações)



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