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Clase: Dissertação
Título : Interação fictiva no ensino/aprendizagem de português como língua estrangeira
Autor(es): Silva, Jéssica da Costa
Orientador: Rocha, Luiz Fernando Matos
Miembros Examinadores: Gerhardt, Ana Flavia Lopes Magela
Miembros Examinadores: Weiss, Denise Barros
Resumo: A dissertação tem como objetivo explorar instâncias de Fictividade, em especial, a Interação Fictiva, no contexto de ensino/aprendizagem de Português como Língua Estrangeira. Adotamos como escopo teórico autores da Linguística Cognitiva como Talmy (1999,2000) para tratar da questão da Fictividade, Fillmore (1982) para darmos conta da noção de Frame de Conversa, essencial na compreensão do fenômeno analisado e Fauconnier (1997) para abordar a projeção entre domínios, corroborando com a ideia, segundo a qual, os falantes projetam ouvintes em uma cena, usando como base a estrutura conversacional. Como escopo teórico mais específico, adotamos a proposta de Pascual (2003, 2006, 2014, 2016) segundo a qual, a IF atua como uma forma para organizar o pensamento, a gramática e o discurso. Adotamos também, os achados de Rocha (2006, 2011, 2013, 2018) no que diz respeito às características nas ocorrências de IF e o que difere tal fenômeno do Discurso Direto Canônico. No que diz respeito à abordagem metodológica, analisamos duas aulas, gravadas e transcritas para este trabalho, em uma turma de nível superior na disciplina de Português como Língua Estrangeira. Optamos pela mescla entre as abordagens corpus-based e corpus-driven como estratégia para que o corpus assumisse o protagonismo no trabalho. A análise pontual, de caráter qualitativo, nos revelou a ocorrência da Exemplificação em Discurso Direto Fictivo visando, majoritariamente, a promover no discurso conceptualizações de ATIVIDADE, SENSAÇÃO, COMPREENSÃO REPENTINA OU INSIGHT, POSTURA ou ATITUDE, ADMIRAÇÃO, SAUDAÇÃO, PEDIDO DE INFORMAÇÃO, INDIGNAÇÃO e EXPLICAÇÃO. Além desse padrão, também encontramos o padrão perguntaresposta, atuando como um organizador do discurso e os marcadores discursivos que atendem ao propósito de checar atencionalmente a audiência, garantir o fluxo discursivo e antecipar possíveis dúvidas dos interlocutores, no caso, os discentes. Os achados corroboraram com as hipóteses iniciais, provando que o fenômeno da IF é produtivo no contexto de sala de aula, ocorrendo tanto na fala da docente quanto dos discentes visando a propósitos comunicativos como diferentes conceptualizações, explicações e organizações dentro do discurso. Observamos ainda que as ocorrências estão acompanhadas por um forte caráter dramático, funcionando quase como uma teatralização, tornando a manifestação, por meio da IF mais vívida alcançando, dessa forma, maior clareza comunicativa no processo de ensino/aprendizagem.
Resumen : This dissertation aims to explore instances of Fictivity, specially the Fictive Interactions in the context of teach-learning Portuguese as a foreign language. As theoretical scope we use authors of the Cognitive Language as Talmy (1999, 2000) to focus on the issue of Fictivity, Fillmore (1982) to account for the notion of Conversational Frame, essential in the understanding of the analysis process and Fauconnier (1997) considering to approach the projection between domains, corroborating with the idea according to which subjects project listeners in a scene, using as base a conversational structure. As a more specific theoretical scope, we use Pascual's proposal (2003, 2006, 2014, 2016) according to which Fictive Interactions (FI) acts as a way to organize thought, grammar and discourse. We also used the findings of Rocha (2006, 2011, 2013, 2018) regarding the characteristics in the FI occurrences, and what differs this phenomenon from Canonical Direct Speech. In terms of the methodological approach, we analyzed two classes, recorded and transcribed for this research, with higher education students in a course of Portuguese as a Foreign Language. We chose the combination between the corpus-based and corpus-driven approaches as a strategy for the corpus to be the leading role in the research. The punctual analysis of a qualitative nature revealed the occurrence of the Exemplification in Direct Fictive Speech, aiming mainly to promote in the discourse conceptualizations of ACTIVITY, SENSATION, SUDDEN UNDERSTANDING OR INSIGHT, POSTURE or ATTITUDE, ADMIRATION, SALUTE, REQUEST FOR INFORMATION, INDIGNATION AND EXPLANATION. Besides this pattern we also find the question-answer pattern, acting as an organizer of the speech and the discursive markers that serve the purpose of attentively checking the audience, ensure the discursive flow and anticipate possible doubts of the interlocutors, in this case, the students. The findings corroborate the initial hypotheses, proving that the phenomenon of FI is productive in the classroom context, occurring both in the professor's and the students' speech, aiming at communicative purposes as different conceptualizations, explanations and organizations within the speech. We also observe that the occurrences are accompanied by a strong dramatic character, functioning almost theatrical, making the manifestation through the F
Palabras clave : Fictividade
Interação fictiva
Discurso direto fictivo
Ensino/aprendizagem
Português como LE
Fictivity
Fictive interaction
Fictive direct speech
Teaching-learning
Portuguese as foreing language
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA
Idioma: por
País: Brasil
Editorial : Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla de la Instituición: UFJF
Departamento: Faculdade de Letras
Programa: Programa de Pós-graduação em Letras: Linguística
Clase de Acesso: Acesso Aberto
Licenças Creative Commons: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI : https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/11234
Fecha de publicación : 26-ago-2019
Aparece en las colecciones: Mestrado em Linguística (Dissertações)



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