Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/1127
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
jaimeulissesdasilva.pdf2.51 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Type: Dissertação
Title: Luz, câmera, assimetria na inter-ação: funções do professor assumidas por alunos
Author: Silva, Jaime Ulisses da
First Advisor: Weiss, Denise Barros
Referee Member: Ladeira, Wania Terezinha
Referee Member: Vieira, Amitza Torres
Resumo: O objetivo principal desta dissertação é investigar a interação aluno-aluno na ausência do professor. Como objetivo secundário, buscou-se observar como esses alunos recepcionam atividades do processo de letramento digital com estrutura adequada para o ensino de novas tecnologias. Os dados foram gerados durante uma oficina de produção audiovisual ministrada pelo pesquisador em uma escola pública estadual de Minas Gerais, através do programa Reinventando o Ensino Médio. A metodologia utilizada, que teve como ferramenta a Análise da Conversa Etnometodológica (SACKS, SCHEGLOFF E JEFFERSON, 1974;2003), foi mista. Como resultado, foi possível perceber que, na ausência do docente, a assimetria estabeleceu-se na medida em que os estudantes assumiram para si a função de animar (DABÈNE, 1984), que comumente é prerrogativa do educador.
Abstract: The main purpose of this thesis is to investigate student-student interaction when a teacher is absent. Secondly, we observed how those students react to activities in the digital literacy process, present in a well-structured environment designed for teaching new technologies. We collected the data in a workshop of digital media production, given by the researcher at a Minas Gerais’ state public school through the “Reiventando o Ensino Médio” Program. We used a mixed methods’ approach and, as a methodological tool, the Conversation Analysis (SACKS, SCHEGLOFF E JEFFERSON, 1974; 2003). The results showed that, when the teacher is absent, there was asymmetry to the extent that students assumed the function of “animating” (DABENE, 1984), which is commonly attributed to teachers.
Keywords: Interação aluno-aluno
assimetria
Reinventando o Ensino Médio
letramento digital
novas tecnologias
Student-student interaction
Assymetry
Reinventando o Ensino Médio
Digital literacy
New technologies
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Juiz de Fora
Institution Initials: UFJF
Department: Faculdade de Letras
Program: Programa de Pós-graduação em Letras: Linguística
Access Type: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/1127
Issue Date: 10-Jun-2015
Appears in Collections:Mestrado em Linguística (Dissertações)
PROQUALI - Dissertações



Items in DSpace are protected by Creative Commons licenses, with all rights reserved, unless otherwise indicated.