https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/1127
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
jaimeulissesdasilva.pdf | 2.51 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Clase: | Dissertação |
Título : | Luz, câmera, assimetria na inter-ação: funções do professor assumidas por alunos |
Autor(es): | Silva, Jaime Ulisses da |
Orientador: | Weiss, Denise Barros |
Miembros Examinadores: | Ladeira, Wania Terezinha |
Miembros Examinadores: | Vieira, Amitza Torres |
Resumo: | O objetivo principal desta dissertação é investigar a interação aluno-aluno na ausência do professor. Como objetivo secundário, buscou-se observar como esses alunos recepcionam atividades do processo de letramento digital com estrutura adequada para o ensino de novas tecnologias. Os dados foram gerados durante uma oficina de produção audiovisual ministrada pelo pesquisador em uma escola pública estadual de Minas Gerais, através do programa Reinventando o Ensino Médio. A metodologia utilizada, que teve como ferramenta a Análise da Conversa Etnometodológica (SACKS, SCHEGLOFF E JEFFERSON, 1974;2003), foi mista. Como resultado, foi possível perceber que, na ausência do docente, a assimetria estabeleceu-se na medida em que os estudantes assumiram para si a função de animar (DABÈNE, 1984), que comumente é prerrogativa do educador. |
Resumen : | The main purpose of this thesis is to investigate student-student interaction when a teacher is absent. Secondly, we observed how those students react to activities in the digital literacy process, present in a well-structured environment designed for teaching new technologies. We collected the data in a workshop of digital media production, given by the researcher at a Minas Gerais’ state public school through the “Reiventando o Ensino Médio” Program. We used a mixed methods’ approach and, as a methodological tool, the Conversation Analysis (SACKS, SCHEGLOFF E JEFFERSON, 1974; 2003). The results showed that, when the teacher is absent, there was asymmetry to the extent that students assumed the function of “animating” (DABENE, 1984), which is commonly attributed to teachers. |
Palabras clave : | Interação aluno-aluno assimetria Reinventando o Ensino Médio letramento digital novas tecnologias Student-student interaction Assymetry Reinventando o Ensino Médio Digital literacy New technologies |
CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editorial : | Universidade Federal de Juiz de Fora |
Sigla de la Instituición: | UFJF |
Departamento: | Faculdade de Letras |
Programa: | Programa de Pós-graduação em Letras: Linguística |
Clase de Acesso: | Acesso Aberto |
URI : | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/1127 |
Fecha de publicación : | 10-jun-2015 |
Aparece en las colecciones: | Mestrado em Linguística (Dissertações) PROQUALI - Dissertações |
Los ítems de DSpace están protegidos por licencias Creative Commons, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.