https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/1127
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
jaimeulissesdasilva.pdf | 2.51 MB | Adobe PDF | View/Open |
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Weiss, Denise Barros | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4700144E6 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Ladeira, Wania Terezinha | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4790447D0 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Vieira, Amitza Torres | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4756862D9 | pt_BR |
dc.creator | Silva, Jaime Ulisses da | - |
dc.creator.Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4962944E5 | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2016-04-24T03:20:11Z | - |
dc.date.available | 2016-04-15 | - |
dc.date.available | 2016-04-24T03:20:11Z | - |
dc.date.issued | 2015-06-10 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/1127 | - |
dc.description.abstract | The main purpose of this thesis is to investigate student-student interaction when a teacher is absent. Secondly, we observed how those students react to activities in the digital literacy process, present in a well-structured environment designed for teaching new technologies. We collected the data in a workshop of digital media production, given by the researcher at a Minas Gerais’ state public school through the “Reiventando o Ensino Médio” Program. We used a mixed methods’ approach and, as a methodological tool, the Conversation Analysis (SACKS, SCHEGLOFF E JEFFERSON, 1974; 2003). The results showed that, when the teacher is absent, there was asymmetry to the extent that students assumed the function of “animating” (DABENE, 1984), which is commonly attributed to teachers. | pt_BR |
dc.description.resumo | O objetivo principal desta dissertação é investigar a interação aluno-aluno na ausência do professor. Como objetivo secundário, buscou-se observar como esses alunos recepcionam atividades do processo de letramento digital com estrutura adequada para o ensino de novas tecnologias. Os dados foram gerados durante uma oficina de produção audiovisual ministrada pelo pesquisador em uma escola pública estadual de Minas Gerais, através do programa Reinventando o Ensino Médio. A metodologia utilizada, que teve como ferramenta a Análise da Conversa Etnometodológica (SACKS, SCHEGLOFF E JEFFERSON, 1974;2003), foi mista. Como resultado, foi possível perceber que, na ausência do docente, a assimetria estabeleceu-se na medida em que os estudantes assumiram para si a função de animar (DABÈNE, 1984), que comumente é prerrogativa do educador. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Juiz de Fora | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Letras | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-graduação em Letras: Linguística | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFJF | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Interação aluno-aluno | pt_BR |
dc.subject | assimetria | pt_BR |
dc.subject | Reinventando o Ensino Médio | pt_BR |
dc.subject | letramento digital | pt_BR |
dc.subject | novas tecnologias | pt_BR |
dc.subject | Student-student interaction | pt_BR |
dc.subject | Assymetry | pt_BR |
dc.subject | Reinventando o Ensino Médio | pt_BR |
dc.subject | Digital literacy | pt_BR |
dc.subject | New technologies | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA | pt_BR |
dc.title | Luz, câmera, assimetria na inter-ação: funções do professor assumidas por alunos | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
Appears in Collections: | Mestrado em Linguística (Dissertações) PROQUALI - Dissertações |
Items in DSpace are protected by Creative Commons licenses, with all rights reserved, unless otherwise indicated.