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dc.contributor.advisor1Weiss, Denise Barros-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4700144E6pt_BR
dc.contributor.referee1Ladeira, Wania Terezinha-
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4790447D0pt_BR
dc.contributor.referee2Vieira, Amitza Torres-
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4756862D9pt_BR
dc.creatorSilva, Jaime Ulisses da-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4962944E5pt_BR
dc.date.accessioned2016-04-24T03:20:11Z-
dc.date.available2016-04-15-
dc.date.available2016-04-24T03:20:11Z-
dc.date.issued2015-06-10-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/1127-
dc.description.abstractThe main purpose of this thesis is to investigate student-student interaction when a teacher is absent. Secondly, we observed how those students react to activities in the digital literacy process, present in a well-structured environment designed for teaching new technologies. We collected the data in a workshop of digital media production, given by the researcher at a Minas Gerais’ state public school through the “Reiventando o Ensino Médio” Program. We used a mixed methods’ approach and, as a methodological tool, the Conversation Analysis (SACKS, SCHEGLOFF E JEFFERSON, 1974; 2003). The results showed that, when the teacher is absent, there was asymmetry to the extent that students assumed the function of “animating” (DABENE, 1984), which is commonly attributed to teachers.pt_BR
dc.description.resumoO objetivo principal desta dissertação é investigar a interação aluno-aluno na ausência do professor. Como objetivo secundário, buscou-se observar como esses alunos recepcionam atividades do processo de letramento digital com estrutura adequada para o ensino de novas tecnologias. Os dados foram gerados durante uma oficina de produção audiovisual ministrada pelo pesquisador em uma escola pública estadual de Minas Gerais, através do programa Reinventando o Ensino Médio. A metodologia utilizada, que teve como ferramenta a Análise da Conversa Etnometodológica (SACKS, SCHEGLOFF E JEFFERSON, 1974;2003), foi mista. Como resultado, foi possível perceber que, na ausência do docente, a assimetria estabeleceu-se na medida em que os estudantes assumiram para si a função de animar (DABÈNE, 1984), que comumente é prerrogativa do educador.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Forapt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Letraspt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Letras: Linguísticapt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectInteração aluno-alunopt_BR
dc.subjectassimetriapt_BR
dc.subjectReinventando o Ensino Médiopt_BR
dc.subjectletramento digitalpt_BR
dc.subjectnovas tecnologiaspt_BR
dc.subjectStudent-student interactionpt_BR
dc.subjectAssymetrypt_BR
dc.subjectReinventando o Ensino Médiopt_BR
dc.subjectDigital literacypt_BR
dc.subjectNew technologiespt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICApt_BR
dc.titleLuz, câmera, assimetria na inter-ação: funções do professor assumidas por alunospt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Linguística (Dissertações)
PROQUALI - Dissertações



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