https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/11282
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
raqueldeoliveirasales.pdf | 1.35 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Tipo: | Dissertação |
Título: | Subjetividade na educação ambiental: apontamentos para a formação de professores de biologia |
Autor(es): | Sales, Raquel de Oliveira |
Primeiro Orientador: | Bicalho, Maria Gabriela Parenti |
Co-orientador: | Santos, Thiago Martins |
Membro da banca: | Campos, Renata Bernardes Faria |
Membro da banca: | Teixeira, Reinaldo Duque Brasil Landulfo |
Membro da banca: | Nonato, Eunice Maria Narazeth |
Membro da banca: | Ribeiro, Heder José |
Resumo: | A partir da promulgação da Lei nº 9.795, que instituiu a Política Nacional de Educação Ambiental (PNEA), a Educação Ambiental (EA) é reconhecida como componente curricular essencial e permanente da educação formal e não-formal no Brasil. Observa-se, a partir da década de 1990, a adoção de uma abordagem pedagógica que considera as reflexões teóricas e conceituais acerca da relação entre natureza e a sociedade. Uma das vertentes dessas reflexões considera a centralidade dos aspectos subjetivos como determinantes da eficácia das propostas de EA. Este trabalho objetivou mapear as referências bibliográficas que sustentam esta perspectiva teórica da subjetividade, na EA, e refletir sobre a aplicação dessa perspectiva na formação de professores de Biologia. Realizou-se pesquisa bibliográfica, utilizando a base de dados Scientific Eletronic Library Online (SciELO) a partir de três conjuntos de palavraschave: Formação de Professores e Educação Ambiental; Formação de Professores, Biologia e Educação Ambiental; e Educação Ambiental e Subjetividade. Nesta etapa, foi considerado o período de 2008 a 2018. Localizamos 46 trabalhos dos quais 27 abordavam a temática pretendida. Apesar da multiplicidade de abordagens, destacam-se trabalhos com perfis teórico-metodológicos que adotam categorias subjetivas tais como concepções, identidades, sentidos, significados, discursos, percepções, bem como ideias de experiência, sensibilização, reflexão, problematização e transformação dos saberes associadas à realidade socioambiental. Nelas, os professores pesquisados manifestam, predominantemente, concepções naturalistasconservacionistas de natureza. Por outro lado, observamos que há poucas pesquisas específicas sobre a formação de professores de Biologia em EA. Detectamos, também, propostas de formação continuada que indicam a eficácia das perspectivas participativas e colaborativas. Concluímos que a dimensão da subjetividade aparece na produção teórica brasileira sobre Educação Ambiental, o que permite indicar a necessidade de promover uma formação inicial e continuada para professores de Biologia que favoreça a identificação dos profissionais com a EA, a ampliação da fundamentação teórica e a consequente migração para um olhar socioambiental, que relacione subjetividade, sociedade e meio ambiente. |
Abstract: | Since the promulgation of law n. 9.795 which instituted Política Nacional de Educação Ambiental (PNEA), a Educação Ambiental (EA) is recognized as an essential curricular component and permanent of formal and non-formal education in Brazil. It’s noted, from the 1990s onwards, an adoption of a pedagogical approach that considers theoretical and conceptual reflections on the relationship between nature and society. One of the aspects of these reflections considers the centrality of subjective aspects as determinants of the effectiveness of EA proposals. This work aimed to map the bibliographical references that support this theoretical perspective of subjectivity in EA and to reflect on the application of this subjective perspective in the training of biology teachers. The bibliographic search was done using the Scientific Electronic Library Online (SciELO) database from three sets of keywords: Teacher Training and Environmental Education; Teacher Training, Biology and Environmental Education; and Environmental Education and Subjectivity. At this stage, the period from 2008 to 2018 was considered. We found 46 works, which 27 approach the intended theme. Despite the multiplicity of approaches, we highlight works with theoretical and methodological profiles that adopt subjective categories, such as conceptions, identities, meanings, discourses, perceptions, as well as ideas of experience, sensitization, reflection, problematization and transformation of knowledge associated with socio-environmental reality. In them, the teachers surveyed manifest predominantly naturalist-conservationist conceptions of nature. In contrast, we note that there is little specific research on the formation of biology teachers in EA. We also detected continuing education proposals that indicate the effectiveness of participatory and collaborative perspectives. We conclude that the dimension of subjectivity appears in the Brazilian theoretical production on Environmental Education, which allows us to indicate the need to promote an initial and continuous training for Biology teachers that favors the identification of professionals with EA, expansion of the theoretical foundation and consequent migration to a socioenvironmental look that relates subjectivity, society and environment. |
Palavras-chave: | Subjetividade Sujeito ecológico Educação ambiental formação de professores de biologia Subjectivity Ecological subject Environmental education Training of biology teachers |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Juiz de Fora - Campus Avançado de Governador Valadares |
Sigla da Instituição: | UFJF/GV |
Departamento: | ICV - Instituto de Ciências da Vida |
Programa: | Mestrado Profissional em Ensino de Biologia em Rede Nacional - PROFBIO |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
Licenças Creative Commons: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/11282 |
Data do documento: | 11-Jul-2019 |
Aparece nas coleções: | Mestrado Profissional em Ensino de Biologia em Rede Nacional - PROFBIO (Campus GV) |
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons