https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/11287
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
felipemodestocesar.pdf | 2.93 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Tipo: | Dissertação |
Título: | O uso de história em quadrinhos como recurso didático no ensino de evolução |
Autor(es): | Cesar, Felipe Modesto |
Primeiro Orientador: | Pereira Junior, Olavo dos Santos |
Membro da banca: | Abdalla, José Gustavo Francis |
Membro da banca: | Fabri, Rodrigo Luiz |
Resumo: | "Nada na Biologia faz sentido exceto à luz da Evolução", essa célebre frase famosa publicada pelo biólogo evolutivo russo Theodosius Dobzhansky resume bem a importância que o estudo da temática evolutiva tem dentro da Biologia. Porém o que se tem visto ultimamente é incompreensão por parte da maioria das pessoas a respeito dos processos que envolvem os mecanismos da evolução, dentre eles destaca-se a negação do processo que se deve principalmente à vinculação da religião nesse contexto. Embora também frequentes, mas nem sempre dissociados deste fator principal, pode-se também destacar o despreparo dos professores, a escassez de material didático-pedagógico adequado e a propagação de conceitos errados sobre a evolução. Com base nesse pressuposto, este trabalho teve como objetivo, confeccionar e aplicar uma história em quadrinhos sobre evolução como produto educacional que possibilite tornar a abordagem do ensino desse tema mais efetiva. A produção foi realizada em uma turma de 3º ano do Ensino Médio do Colégio Estadual Professor José Antônio Maia Vinagre no município de Barra do Piraí (RJ) no qual primeiramente, foi executada uma sequência de aulas expositivas de forma tradicional sobre o tema para os alunos. Em seguida, foi dada uma nova aula sobre o tema para a turma com a leitura da revista em quadrinhos com a temática da evolução, confeccionadas pelos próprios alunos sob a orientação do professor. E, por fim, foi feita uma análise das anotações realizadas pelo professor durante todos os encontros em um diário de campo. Após a análise constatou-se que apesar de alguns alunos terem apresentado dificuldade tanto na criação quanto na leitura e interpretação dos quadrinhos, a proposta se mostrou muito válida, à medida que trouxe mais protagonismo aos alunos, tornando os mesmos agentes ativos do conhecimento em contrapartida ao que se verifica no ensino tradicional. |
Abstract: | "Nothing in biology makes sense except in the light of evolution ", this famous phrase published by Russian evolutionary biologist Theodosius Dobzhansky sums up well the importance that the study of the evolutionary theme has within biology. But what has been seen lately is misunderstanding by most people about the processes that involve the mechanisms of evolution, among them stands out the denial of the process that is mainly due to the linking of religion in this context. Although also frequent, but not always dissociated from this main factor, one can also highlight the lack of preparation of teachers, the scarcity of adequate didactic-pedagogical material and the propagation of erroneous concepts about evolution. Based on this assumption, this work aimed to prepare and apply a comic story about evolution as an educational product that makes it possible to make the teaching approach of this theme more effective. The production was carried out in a class of 3rd year of high School of the State College Professor José Antônio Maia Vinagre in the municipality of Barra do Piraí (RJ) in which first, a sequence of lectures was performed in a traditional way on the theme for the Students. Next, a new class was given on the topic for the class with the reading of the comic book with the theme of evolution, made by the students themselves under the guidance of the teacher. Finally, an analysis of the notes made by the teacher was performed during all meetings in a field diary. After the analysis it was found that although some students presented difficulty both in the creation and in the reading and interpretation of the comics, the proposal proved very valid, as it brought more protagonism to the students making the same agents Knowledge assets In contrast to what is seen in traditional teaching. |
Palavras-chave: | Evolução História em quadrinhos Recurso didático Evolution Comic Didactic resource |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) |
Sigla da Instituição: | UFJF |
Departamento: | ICV - Instituto de Ciências da Vida |
Programa: | Mestrado Profissional em Ensino de Biologia em Rede Nacional - PROFBIO |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
Licenças Creative Commons: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/11287 |
Data do documento: | 29-Jul-2019 |
Aparece nas coleções: | Mestrado Profissional em Ensino de Biologia em Rede Nacional - PROFBIO (Campus GV) |
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons