https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/11320
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
dailianedefatimasouzacabral.pdf | 1.48 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Tipo: | Dissertação |
Título: | Educação financeira escolar: a noção de poupança nos anos iniciais do ensino fundamental |
Autor(es): | Cabral, Dailiane de Fátima Souza |
Primeiro Orientador: | Silva, Amarildo Melchiades da |
Membro da banca: | Oliveira, Rosana de |
Membro da banca: | Carneiro, Reginaldo Fernando |
Resumo: | Este estudo está inserido na área de Educação Matemática e trata de um dos temas da Educação Financeira Escolar: a noção de poupança. Teve como objetivo investigar a produção de um conjunto de tarefas sobre poupança para a inserção na sala de aula do segundo ano do Ensino Fundamental. Esta pesquisa caracteriza-se como uma abordagem qualitativa de investigação e contou com uma pesquisa de campo em seu desenvolvimento, tendo como participantes dezessete estudantes de uma turma de segundo ano do Ensino Fundamental da rede pública de Juiz de Fora - MG. O referencial teórico adotado foi o Modelo dos Campos Semânticos proposto por Lins (1999, 2012), que permitiu analisar as falas de estudantes a partir de suas produções de significados sobre duas tarefas propostas. A análise das falas e dos registros dos discentes sugeriu que as crianças perceberam a importância de gerar dinheiro e poupar para gastar de uma forma consciente, bem como que poupança está relacionada ao ato de poupar e planejar. O produto educacional resultante desta pesquisa consiste em uma proposta de ensino para professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental, com sugestões de tarefas abordando a temática poupança e situações correlacionadas a ela. |
Abstract: | This Mathematical education study discusses one of the school financial education themes: the notion of savings. It aimed to investigate the production of financial education material to be used in the second year of elementary school classrooms. This qualitative approach research involved fieldwork in its development, having seventeen students from an Elementary public school of Juiz de Fora, MG, as participants. The theoretical framework adopted was the Semantic Fields Model proposed by Lins (1999, 2012), which allowed the analysis of students' statements based on their production of meanings about two proposed tasks.Analysis of the students' verbal information, reactions and records suggested that children realized the importance of making money and saving to spend consciously, as well as that savings, is related to saving and planning. The educational outcome of this research consists of a teaching proposal for elementary school teachers, with suggestions of tasks addressing the savings theme and related situations developed to early years of elementary school students. |
Palavras-chave: | Educação matemática Educação financeira escolar Anos iniciais Poupança Produção de significados Mathematical education School financial education Early years Savings Production of meanings |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) |
Sigla da Instituição: | UFJF |
Departamento: | ICE – Instituto de Ciências Exatas |
Programa: | Programa de Pós-graduação em Educação Matemática |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil |
Licenças Creative Commons: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/11320 |
Data do documento: | 17-Ago-2019 |
Aparece nas coleções: | Mestrado Profissional em Educação Matemática (Dissertações) |
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons