Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/11343
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
isabelcristinapereiradossantoscoelho.pdf2.21 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
Tipo: Dissertação
Título: Educação a distância: uma análise do processo de ensinoaprendizagem em disciplina de probabilidade e estatística
Autor(es): Coelho, Isabel Cristina Pereira dos Santos
Primeiro Orientador: Bastos, Ronaldo Rocha
Membro da banca: Souza, Fabiano dos Santos
Membro da banca: Bessegato, Lupércio França
Resumo: Os conteúdos de estatística no Ensino Fundamental II e Médio são abordados por professores de Matemática e, por isso, faz-se necessário analisar, se e como, o Ensino de Estatística nos cursos de Licenciatura em Matemática abordam os princípios estatísticos. Neste trabalho, foi desenvolvida uma pesquisa sobre o Ensino de Estatística no Curso de Licenciatura em Matemática a Distância, oferecido conjuntamente pela Universidade Federal Fluminense (UFF) e pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), por meio do Centro de Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro, o Consórcio CEDERJ. Portanto, esse trabalho visou analisar o Ensino de Probabilidade e Estatística no Ensino Superior com a especificidade de ser um curso a distância. Foram usados como aportes teóricos os estágios de literacia propostos por Watson (1997), os níveis de raciocínio estatístico propostos por Garfield (2002) e as dimensões do pensamento estatístico desenvolvidas por Wild e Pfannkuch (1999). A pesquisa foi realizada na disciplina Probabilidade e Estatística, que faz parte da grade do terceiro período do curso mencionado acima. A pergunta que norteou esse trabalho foi: como se dá o processo de ensino- aprendizagem na disciplina Probabilidade e Estatística dos alunos do curso de Licenciatura em Matemática a Distância da UFF/UNIRIO? Realizou a análise do desempenho dos alunos de 2019/1 de forma qualitativa, buscando verificar quais e como foram abordadas as competências estatísticas nas questões propostas, tanto nas Avaliações a Distância, quanto nas Avaliações Presenciais. E de forma qualitativa, através da exploração das notas disponibilizadas no sistema acadêmico (sistema onde as notas são disponibilizadas. Analisou-se também, o material didático impresso e os Exercícios Programados (exercícios que são propostos semanalmente a fim de que o aluno tenha mais materiais disponíveis). Essa análise foi feita com base nos autores já citados. E por fim, foi feita uma análise da sala da disciplina Probabilidade e Estatística, objetivando verificar quais e que tipos de interações aconteciam, bem como verificar se eram disponibilizadas ferramentas como chats, applets, fóruns. Os resultados obtidos guiaram a construção do produto educacional que foi fruto dessa dissertação. O mesmo trata-se de um roteiro de atividades utilizando a análise gráfica para a construção das competências estatísticas. Percebeu-se que no processo de ensino-aprendizagem na disciplina Probabilidade e Estatística oferecido pela UFF/UNIRIO há a busca bem clara pela construção da literacia estatística e do raciocínio estatístico. Isso aparece no material didático impresso e nos Exercícios Programados.
Abstract: The Statistics contents in the Elementary School II and High School – Ensino Fundamental II e Médio – are covered by Mathematics teachers and, therefore, it is necessary to analyze whether and how the teaching of Statistics in the graduation Mathematics courses addresses statistical principles. In this work, a research about the teaching of Statistics in the graduation distance learning of Mathematics offered by the Universidade Federal Fluminense (UFF) and by the Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), through the Centro de Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro, the Consortium CEDERJ, wascarried out. Thus, this work had the objective to analyze the teaching of Probability and Statistics in the college education with the peculiar distinction of being a distance learning course. The stages of literacy proposed by Watson (1997), the levels of statistical reasoning proposed by Garfield (2002) and the dimensions of the statistical thought developed by Wild and Pfannkuch (1999) were considered as theoretical inputs. A survey was conducted in the Probability and Statistics subject, which is part of the third semester of the course mentioned above. The question that guided this study was: how is the teaching-learning process in the Probability and Statistics subject of the students of the Distance Learning Mathematics Course at UFF / UNIRIO? The analysis of the performance of the students of 2019/1 was performed in a qualitative way, seeking to verify which and how were addressed the statistical competences in the proposed questions, both in the Distance Assessments and in the Onsite Assessments. And qualitatively, by exploring the grades available in the academic system (system where grades are available. The printed didactic material and the Programmed Exercises were also analyzed (exercises that are proposed weekly so that the student has more materials available). This analysis was based on the authors already mentioned. Finally, an analysis was made in the Probability and Statistics subject room, aiming to verify what and what kind of interactions happened, as well as to verify if tools such as chat, applets, forums were available. The obtained results guided the construction of the educational product that was the result of this dissertation. This is a script of activities using graphical analysis to build statistical skills. It was noticed that in the teaching-learning process in the Probability and Statistics subject offered by UFF / UNIRIO there is a very clear search for the construction of statistical literacy and statistical reasoning. This appears in printed learning materials and in Programmed Exercises.
Palavras-chave: Educação estatística
Ensino de estatística
Ensino superior
Educação a distância
Statistics teaching
College education
Distance learning
Statistics education
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla da Instituição: UFJF
Departamento: ICE – Instituto de Ciências Exatas
Programa: Programa de Pós-graduação em Educação Matemática
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Licenças Creative Commons: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/11343
Data do documento: 16-Ago-2019
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Educação Matemática (Dissertações)



Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons