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Clase: Dissertação
Título : A parceria entre prefeitura de Juiz de Fora e Farmácia Universitária da UFJF: reflexos no ensino, pesquisa e extensão
Autor(es): Xavier, Raphael de Morais
Orientador: Colchete Filho, Antonio Ferreira
Miembros Examinadores: Paula, Frederico Braida Rodrigues de
Miembros Examinadores: Domingues Junior, Paulo Lourenço
Resumo: A presente dissertação foi desenvolvida no âmbito do Mestrado Profissional em Gestão e Avaliação da Educação (PPGP) do Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (CAEd/UFJF). Em abril de 2016, após passar por obras de reestruturação física e adotar um novo modelo de gestão, a Farmácia Universitária da UFJF iniciou suas atividades de atendimento ao Sistema Único de Saúde (SUS) através de um convênio entre a Faculdade de Farmácia e a Prefeitura de Juiz de Fora, resultando na formação da Farmácia Regional Oeste. Este estudo pretendeu discutir as implicações resultantes desse acordo de cooperação para a comunidade acadêmica, pacientes e Prefeitura de Juiz de Fora. Para tanto, realizou-se uma investigação sobre as práticas de sucesso e as potencialidades ainda não exploradas no âmbito da parceria. Diante dessa perspectiva, chegou-se à questão norteadora da pesquisa: quais os reflexos no ensino, pesquisa e extensão causados pela implantação da Farmácia Regional Oeste na Farmácia Universitária? O objetivo geral deste estudo é analisar como essa inovação impactou o ensino, pesquisa e extensão. Como objetivos específicos, esta pesquisa busca: (1) descrever os aspectos formativos de uma parceria entre entidades públicas; (2) analisar a implementação do projeto no contexto das fases do Ciclo de Políticas Públicas - agenda, formulação, decisão, implementação e avaliação (CONDÉ, 2012); (3) avaliar a inserção desse novo modelo de funcionamento para os alunos, gestores e comunidade; (4) propor alternativas para aprimorar a parceria e maximizar suas potencialidades, em uma perspectiva democrática, de autonomia e com referência social. A literatura estudada sobre o tema (ALBUQUERQUE, 2008; CAVALHEIRO e GUIMARÃES, 2011; FEUERWERKER, 2003, entre outros) demonstra que o cenário descrito se configura como uma oportunidade ímpar de desenvolvimento e inovação na área das Ciências Farmacêuticas, havendo possibilidades para potencializar os resultados e ampliar as práticas exitosas. Como metodologia, foi realizada uma pesquisa de natureza qualitativa, de objetivo exploratório, utilizando-se como instrumentos a aplicação de entrevistas com roteiro semiestruturado, pesquisa bibliográfica e documental. Constatou-se que essa parceria é um importante mecanismo de promoção da saúde pública, mas possui atividades que podem ser mais bem exploradas, como a integração entre os atores da parceria, o uso de indicadores internos e externos e a interdisciplinaridade com a Faculdade de Farmácia da UFJF. Ao final do trabalho, foi proposto um Plano de Ação Educacional (PAE) que identificou e propôs alternativas para o aprimoramento da parceria e a melhoria da qualidade das atividades oferecidas aos alunos e residentes no âmbito da Farmácia Regional Oeste.
Resumen : This dissertation was developed under the Professional Master in Management and Evaluation of Education (PPGP) of the Center for Public Policy and Evaluation of Education of the Federal University of Juiz de Fora (CAEd / UFJF). In April 2016, after undergoing physical restructuring works and adopting a new management model, the UFJF University Pharmacy began its activities of serving the Unified Health System (SUS) through an agreement between the Faculty of Pharmacy and the tonw hall Juiz de Fora, resulting in the formation of the West Regional Pharmacy. This study aimed to discuss the implications of this cooperation agreement for the academic community, patients and the city of Juiz de Fora. To this end, an investigation into successful practices and untapped potential within the partnership has been undertaken. Given this perspective, we came to the guiding question of the research: what are the reflexes in teaching, research and extension caused by the implementation of the Regional Pharmacy West University Pharmacy? The overall objective of this study is to analyze how this innovation has impacted teaching, research and extension. As specific objectives, this research seeks to: (1) describe the formative aspects of a partnership between public entities; (2) analyze project implementation in the context of the phases of the Public Policy Cycle - schedule, formulation, decision, implementation and evaluation (CONDÉ, 2012); (3) evaluate the insertion of this new operating model for students, managers and the community; (4) propose alternatives to enhance the partnership and maximize its potential, in a democratic, autonomous and socially referenced perspective. The literature studied on the subject (ALBUQUERQUE, 2008; CAVALHEIRO and GUIMARÃES, 2011; FEUERWERKER, 2003, among others) shows that the described scenario is a unique opportunity for development and innovation in the area of Pharmaceutical Sciences, with possibilities to enhance results and broaden successful practices. As a methodology, a qualitative research with exploratory objective was performed, using as instruments the application of interviews with semi-structured script, bibliographic and documentary research. It was found that this partnership is an important mechanism for the promotion of public health, but has activities that can be better explored, such as the integration between the partners of the partnership, use of internal and external indicators and interdisciplinarity with the UFJF Faculty of Pharmacy. At the end of the work, an Educational Action Plan (PAE) was proposed that identified and proposed alternatives for improving the partnership and improving the quality of activities offered to students and residents within the Western Regional Pharmacy.
Palabras clave : Serviços comunitários de farmácia
Parceria entre entidades públicas
Ensino
Pesquisa e extensão
Community pharmacy services
Partnership between public entities
Teaching
Research and extension
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editorial : Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla de la Instituición: UFJF
Departamento: Faculdade de Educação
Programa: Mestrado em Gestão e Avaliação em Educação Pública
Clase de Acesso: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Licenças Creative Commons: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI : https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/11384
Fecha de publicación : 23-sep-2019
Aparece en las colecciones: Mestrado em Gestão e Avaliação da Educação Pública (Dissertações)
PROQUALI - Dissertações



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