Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/11427
Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
robertvenanciodeoliveira.pdf2.06 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir
Clase: Dissertação
Título : Ensino de geografia no ensino médio: um diálogo sobre os conteúdos básicos comuns na sala de aula em Ubá-MG
Autor(es): Oliveira, Robert Venancio de
Orientador: Amorim, Cassiano Caon
Miembros Examinadores: Moreira, Ana Rosa Costa Picanço
Miembros Examinadores: Figueiredo, Vitor Fonseca
Miembros Examinadores: Faria, André Luiz Lopes de
Resumo: O título dessa pesquisa “Ensino de Geografia no ensino médio: Um diálogo sobre os Conteúdos Básicos Comuns na sala de aula em Ubá-MG ”, é a espinha dorsal deste trabalho. Nosso objetivo é trazer o panorama do ensino de geografia no ensino médio atual nas escolas públicas mediante a implementação do CBC de Geografia. O caminho que tomamos, parte primeiramente, do histórico do ensino médio no Brasil, onde dialogamos sobre os principais registros das essenciais medidas políticas educacionais que orientaram a gênese e geriram o ensino médio no Brasil. Em segundo dialogamos sobre as políticas educacionais nacionais e o ensino médio em Minas Gerais. Em terceiro trouxemos para o diálogo o panorama do ensino de Geografia no médio em Minas Gerais, sobretudo, no que tange a proposta curricular do CBC e a aplicação dela em sala de aula. Utilizamos como locus de pesquisa duas escolas localizadas no município de Ubá. Mais objetivamente, buscamos identificar e analisar as ações pedagógicas dos professores de Geografia, diante da inserção da proposta curricular do CBC de Geografia na sala de aula do ensino médio. Verificou-se, ainda, em que medida tais mecanismos curriculares contribuíram ou não, para a produção e construção do conhecimento geográfico escolar no ensino médio e para os resultados das avaliações em grande escala. Os resultados obtidos apontam para um complexo conjunto de fatores, que vão para além da opção do professor, ou não, pela adoção do CBC como documento orientador na prática docente diária, passa pela construção histórica do ensino médio no Brasil e a consequente mentalidade gerada, envolve desde decisões político educacionais em escala macro até as ações de respostas em escala micro nos diversos prismas das realidades escolares conforme veremos.
Resumen : The theme "High School Geography Teaching: A Dialogue on the Common Basic Contents in the classroom in Ubá-MG ", is the backbone of this work. Our goal is to bring the landscape of geography teaching in the current high school in public schools through the implementation of the CBC Geography. The path we take, first of all, of the history of secondary education in Brazil, where we dialogue on the main records of the essential educational policy measures that guided the genesis and managed the secondary education in Brazil. In the second, we talk about national education policies and secondary education in Minas Gerais. Thirdly, we brought to the dialogue the panorama of the teaching of Geography in the middle in Minas Gerais, especially with regard to the curriculum and its application in the classroom. We used as research object two schools located in the municipality of Ubá. More objectively, we seek to identify and analyze the pedagogical actions of teachers of Geography, in view of the insertion of the curricular proposal of the CBC of Geography in the high school classroom. It was also verified to what extent these curricular mechanisms contributed to the production and construction of geographic knowledge in high school and to the results of large-scale evaluations. The results obtained point to a complex set of factors that go beyond the teacher's choice or not, by adopting CBC as a guiding document in daily teaching practice, passing through the historical construction of secondary education in Brazil and the resulting mentality, involves from macro-level educational policy decisions to the actions of micro-scale responses in the various prisms of school realities as we will see.
Palabras clave : Ensino e geografia
Ensino médio
Prática docente
Proposta curricular
Teaching and geography
High school
Teaching practice
Curricular proposal
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editorial : Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla de la Instituición: UFJF
Departamento: Faculdade de Educação
Programa: Programa de Pós-graduação em Educação
Clase de Acesso: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil
Licenças Creative Commons: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/
URI : https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/11427
Fecha de publicación : 1-abr-2019
Aparece en las colecciones: Mestrado em Educação (Dissertações)



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons