Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/1145
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
thiagobarrosdecastro.pdf325.14 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Casagrande, Rogério-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4760239Y9pt_BR
dc.contributor.referee1Mazorche, Sandro Rodrigues-
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4728146D8pt_BR
dc.contributor.referee2Souza, Gilcélia Regiane de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4706132P1pt_BR
dc.creatorCastro, Thiago Barros de-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/pt_BR
dc.date.accessioned2016-04-24T03:31:01Z-
dc.date.available2016-04-12-
dc.date.available2016-04-24T03:31:01Z-
dc.date.issued2016-01-23-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/1145-
dc.description.abstractThis paper presents reflections and arguments regarding instrumental and motivational importance of Mathematics History for teaching learning process of mathematical content, and underlines the coherence of its applicability to the proposals set out by the curriculum guidelines and existing educational laws in the current system, highlighting the contextualization of possibilities in every segment in which it is inserted the student: academic, social and philosophical aspect as well as examples and suggestions that collaborate with the arguments presented. To this end, the research was oriented from literatures of EVANS, D’AMBRÓSIO, MESERVE, ZUNIGA, FERREIRA, SWETZ, among others, which support the principle that the math based on its historical design provides, in addition to numerical understanding, tools fundamental to its application in everyday school life. Thus, the research presents arguments that strengthen the proposal to seek in history resources and procedures that enable their understanding as school subject more deeply, enlightening and therefore lasting.pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho apresenta reflexões e argumentos referentes a importância instrumental e motivadora da História Matemática para o processo de ensino aprendizagem dos conteúdos matemáticos, salientando também a coerência de sua aplicabilidade com as propostas definidas pelos parâmetros curriculares e leis educacionais vigentes no sistema atual, destacando as possibilidades de contextualização em todos os segmentos em que se encontra inserido o educando: aspecto escolar, social e filosófico, bem como exemplos e sugestões que colaboram com os argumentos apresentados. Para tanto, as pesquisas foram orientadas a partir de literaturas de EVANS, D’AMBRÓSIO, MESERVE, ZUNIGA, FERREIRA, SWETZ, entre outros, que corroboram o princípio de que a matemática baseada em sua concepção histórica fornece, além da compreensão numérica, instrumentos fundamentais para sua aplicação no cotidiano escolar. Assim, a pesquisa apresenta argumentos que fortalecem a proposta de buscar na História recursos e procedimentos que viabilizem sua compreensão enquanto disciplina escolar de forma mais profunda, esclarecedora e, consequentemente duradoura.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Forapt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentICE – Instituto de Ciências Exataspt_BR
dc.publisher.programMestrado Acadêmico em Matemáticapt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectHistória da Matemáticapt_BR
dc.subjectContextualidadept_BR
dc.subjectEnsino-Aprendizagempt_BR
dc.subjectHistory of Mathematicspt_BR
dc.subjectContextuallypt_BR
dc.subjectTeaching and Learningpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApt_BR
dc.titleA história da matemática como motivação para o processo de aprendizagem e contextualização dos conteúdos matemáticos na educação básicapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional - PROFMAT (Dissertações)



Items in DSpace are protected by Creative Commons licenses, with all rights reserved, unless otherwise indicated.