https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/11471
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
maristelarochadealmeidamagalhaes.pdf | 3.06 MB | Adobe PDF | View/Open |
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Fernandes, Dmitri Cerboncini | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/6428819445547353 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Barros, Frederico Machado de | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/5731361834004755 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Andrada, Leonardo | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/1696174803437528 | pt_BR |
dc.contributor.referee3 | Arribas, Célia da Graça | - |
dc.contributor.referee3Lattes | http://lattes.cnpq.br/4202304467511821 | pt_BR |
dc.contributor.referee4 | Rodrigues, Wallace Faustino da Rocha | - |
dc.contributor.referee4Lattes | http://lattes.cnpq.br/1977782404679562 | pt_BR |
dc.creator | Magalhães, Maristela Rocha de Almeida | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/5701012799715932 | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2019-12-18T13:27:59Z | - |
dc.date.available | 2019-12-11 | - |
dc.date.available | 2019-12-18T13:27:59Z | - |
dc.date.issued | 2019-10-18 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/11471 | - |
dc.description.abstract | This work intends to investigate how the compositions of Francisca Gonzaga (1847-1935) for the musical theatre contributed to transcend her condition of ou-tsider to take a new position in the last decades of her life. I propose to investigate and explain sociologically how this occurred in that microcosm of Rio de Janeiro, especially between 1835 and 1935. In addition to the pieces, other elements con-tributed to her becoming an established persona. It will also be elucidated how much Chiquinha's personality, challenging to the establishment of the society of his time-space, was preponderant for the repercussion of his works. It was con-cluded that the analysis of the elements indicated ratified the conquest of symbo-lic capital by the maestrina. | pt_BR |
dc.description.resumo | Este trabalho pretende investigar como as composições de Francisca Gonzaga (1847-1935) para o teatro musicado contribuíram para que ela transpusesse a condição de outsider para a tomada de uma nova posição nas últimas décadas de vida. Procuro investigar e explicar sociologicamente como isso ocorreu naquele microcosmo do Rio de Janeiro, sobretudo entre 1885 e 1935. Além das peças, outros elementos contribuíram para que ela se tornasse uma persona estabelecida. Será elucidado, ainda, o quanto a personalidade de Chiquinha, desafiadora para o establishment da sociedade do seu tempo-espaço, foi preponderante para a repercussão das suas obras. Concluiu-se que a análise dos elementos apontados ratificaram, bem como dilucidaram a conquista do capital simbólico pela maestrina. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | ICH – Instituto de Ciências Humanas | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-graduação em Ciências Sociais | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFJF | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Música popular brasileira | pt_BR |
dc.subject | Maxixe | pt_BR |
dc.subject | Teatro musicado | pt_BR |
dc.subject | Popular brazilian music | pt_BR |
dc.subject | Maxixe | pt_BR |
dc.subject | Musical theater | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS | pt_BR |
dc.title | Chiquinha Gonzaga: de outsider ao reconhecimento perante o domínio masculino | pt_BR |
dc.type | Tese | pt_BR |
Appears in Collections: | Doutorado em Ciências Sociais (Teses) |
This item is licensed under a Creative Commons License