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Tipo: Dissertação
Título: Política de permanência no Ensino Superior no Brasil e formação de qualidade
Autor(es): Silva, Vislene Querino Fofano da
Primeiro Orientador: Santos, Claudia Mônica dos
Membro da banca: Eiras, Alexandra Aparecida Leite Tofanetto Seabra
Membro da banca: Lewgoy, Alzira Maria Baptista
Resumo: A presente dissertação tem como objetivo identificar se a Política de Assistência Estudantil da UFJF contribui para a permanência estudantil e se a partir dessa contribuição possibilita a formação de qualidade aos estudantes de graduação. Para responder à questão proposta, realizamos um estudo sobre a historiografia do ensino superior no Brasil e sua expansão ao longo da história, bem como discorremos sobre a concepção de qualidade na formação. Contextualizamos a Assistência Estudantil desde as suas primeiras ações nas Instituições de Ensino Superior até os dias atuais. Em especial, apresentamos a trajetória da Assistência Estudantil da UFJF e como ela vem contribuindo para a permanência dos estudantes desta universidade, através de pesquisa documental a Portarias, Resoluções, Plano de desenvolvimento Institucional, Plano de Ação da UFJF e outros documentos que compõem a história dessa política nesta instituição. No que tange à formação, consideramos alguns critérios para analisarmos se, de fato, a Política de Assistência Estudantil da UFJF tem possibilitado a formação de qualidade aos discentes atendidos por ela, tendo em vista que a elegemos como central na nossa pesquisa, dentre outros determinantes que contribuem para essa qualidade. Entre esses critérios, os princípios e diretrizes do Projeto de Formação do Serviço Social foram o parâmetro para a nossa análise. O locus desta pesquisa foi a Faculdade de Serviço Social da UFJF, tendo como amostra os discentes deste curso. Foi realizado o levantamento socioeconômico daqueles (as) assistidos pela Assistência Estudantil da UFJF, através de documentos da Pró-reitoria de Assistência Estudantil da UFJF como planilhas com dados socioeconômicos dos estudantes e documentos apresentados por eles para participarem do Programa de Bolsas e Auxílios Estudantis. Da pesquisa de campo participaram os estudantes do 8º e 9º período do referido curso (24 formandos do segundo semestre de 2019 de um total de 32 estudantes), por meio da aplicação de questionário semiaberto (este instrumento consta no apêndice desta dissertação). Além disso, apresentamos dados do perfil socioeconômico e cultural dos estudantes de graduação das IFES, de acordo com a V Pesquisa realizada pelo FONAPRACE em 2018 sobre esse perfil, em âmbito nacional e da UFJF. A pesquisa constata a importância da assistência estudantil para a permanência estudantil, bem como mostra que esta política contribui para a formação de qualidade quando possibilita que os estudantes de graduação, principalmente os de baixa renda, consigam se dedicar à vida acadêmica através dos recursos materiais e imateriais que recebem da Assistência Estudantil. Tanto os estudantes que receberam algum auxílio da assistência estudantil quanto os que não receberam compreendem a contribuição dessa política para a permanência e para a formação qualificada. A pesquisa ainda constata que a UFJF e a Faculdade de Serviço Social caminham na direção da formação de qualidade, segundo a concepção da própria instituição sobre essa qualidade e de acordo com o Projeto de Formação Profissional do Serviço Social.
Abstract: The objective of this dissertation is to identify if the UFJF Student Assistance Policy contributes to the continuity of the studies of the undergraduates and if it enables a quality education to them. In order to answer this proposed question, we carried out a study on the historiography of higher education in Brazil and its expansion throughout history, as well as discussing the concept of quality in training. In particular, we presented the trajectory of UFJF Student Assistance Policy and how it has contributed to the permanence of students at the university, through documentary research to Ordinances, Resolutions, Institutional Development Plan, UFJF Action Plan and other documents that make up the history of this policy in this institution. In regards to educational training, we considered a few criteria to analyse if the UFJF Student Assistance Policy has enabled quality training to the students who were served by it, considering that we elected it as being central to our research, among other determinants that contributed to this excellence in training. Among these criteria, the principles and guidelines of the Social Work Training Project were the parameters for our analysis. The locus of this research was the Social Work College of UFJF, and we used the students of the course as our sample object. A socioeconomic survey of those assisted by UFJF Student Assistance Policy was carried out, through documents from the UFJF Student Assistance Office, as spreadsheets with students' socioeconomic data and documents submitted by them to participate in the Scholarship and Student Aid Program. In the field research, students from the 8th and 9th grade of the referred course participated (24 undergraduates in the second semester of 2019 from a total of 32 students), through the application of a semi-open questionnaire (this instrument is included in the appendix of this dissertation). In addition, we present data on the socioeconomic and cultural profile of IFES undergraduate students, according to the V Survey conducted by FONAPRACE in 2018 about this profile, nationwide and at UFJF. The research reaffirms the importance of student assistance policy for student stays, as well as showing that it contributes to a quality education when it allows undergraduate students, especially low-income students, to dedicate themselves to academic life through material resources and non-materials they receive from Student Assistance Policy. Both students, whether those who received some assistance from student assistance policy and those who did not, understand its contribution to permanence and to qualified training. The research also confirmed that the Federal University of Juiz de Fora (UFJF) and the Social Work College are moving towards quality training, according to the institution's conception of this quality and in accordance with the Social Service Professional Training Project.
Palavras-chave: Assistência estudantil
Ensino superior
Formação
Qualidade
Higher education
Quality
Student assistance
Training
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::SERVICO SOCIAL
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla da Instituição: UFJF
Departamento: Faculdade de Serviço Social
Programa: Programa de Pós-graduação em Serviço Social
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Licenças Creative Commons: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/11590
Data do documento: 16-Mar-2020
Aparece nas coleções:Mestrado em Serviço Social (Dissertações)
PROQUALI - Dissertações



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